(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Argentina suspenderá acordo automotivo com México


postado em 26/06/2012 07:48

O governo da Argentina planeja cancelar o acordo automotivo que mantém com o México desde 2002, informou nesta segunda-feira Bruno Ferrari, secretário mexicano da Economia.

"A Argentina nos comunicou sua intenção de suspender os efeitos do Acordo de Complementação Econômica sob o argumento de um crescente déficit", particularmente no comércio bilateral de veículos leves, disse Ferrari em entrevista coletiva.

O funcionário destacou que a decisão argentina deve ser formalizada já nesta terça-feira, deixando sem efeito as vantagens tarifárias no comércio bilateral.

Em março passado, Brasil e México renegociaram seu acordo automotivo para superar a questão do déficit no lado brasileiro e fixaram limites de exportações.

Em maio, a Argentina manifestou a necessidade de incrementar suas exportações e o México propôs aprofundar o intercâmbio comercial, incluindo outros setores, mas Buenos Aires "negou a proposta do México e insistiu em um incremento rápido de suas exportações" de veículos, lembrou Ferrari.


México exportou para a Argentina em 2011 o total de 1 bilhão de dólares em veículos, contra 305 milhões importados do país sul-americano.

No mesmo período, a Argentina vendeu ao México o total de 9,693 bilhões de dólares, contra 11,5 bilhões de exportações mexicanas.

"A falta de competitividade da economia Argentina se traduz por pouca seriedade no cumprimento de seus compromissos comerciais e, ao mesmo tempo, por um incremento na aplicação de medidas restritivas ao comércio", destacou Bruno Ferrari

Segundo Francisco de Rosenzweig, subsecretário de Comercio Exterior, o México analisa apresentar uma denúncia à Organização Mundial do Comércio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)