(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Resultado da balança está dentro das expectativas


postado em 01/06/2012 17:07

O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, disse nesta sexta-feira que os resultados do comércio exterior neste ano, a despeito da crise internacional, estão sendo "muito positivos" e estão dentro das expectativas do governo.

Ele reafirmou a expectativa de obter superávit comercial em 2012 mas destacou que não há meta. A secretária de Comércio Exterior Tatiana Prazeres, afirmou que o superávit de maio foi excepcional e o maior do ano. Ela destacou também o retorno da média diária das exportações para o patamar de US$ 1 bilhão. A secretária espera a continuidade deste patamar nos próximos meses.

"Temos conseguido manter elevado o resultado das exportações. Mesmo com crescimento ligeiro em relação a 2011, ainda assim é um resultado muito positivo para o comércio exterior", afirmou. Tatiana lembrou que a base de 2011 é elevada. "Estamos diante de um patamar exportado de um ano recorde", destacou. A Secretária ainda lembrou que no ano passado, as vendas externas tiveram o resultado impulsionado pelo aumento do preço das commodities, o que não tem se repetido neste ano.


Resultado não foi impactado diretamente pelo câmbio

De acordo com o secretário executivo do MDIC, a recente desvalorização do real ainda não impactou diretamente a balança comercial brasileira. Ele explicou que os contratos de câmbio são fechados com antecedência, principalmente de commodities. "Não temos ainda a apreciação cambial nas exportações. Esses resultados não estão totalmente impactados pelo câmbio. Alguns setores levam quase um ano, como soja e minério de ferro, para terem o impacto do câmbio", explicou.

"O resultado da balança não é impactado diretamente pelo câmbio" afirmou Teixeira. No entanto, o secretário disse que o dólar deve ter um reflexo maior no resultado das exportações brasileiras no segundo semestre de 2012.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)