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Estado de Minas QUEM QUER SER CABELEREIRO?

Setor de beleza é promissor e cursos para cabelereiro têm sido cada vez mais procurados


postado em 27/05/2012 07:30 / atualizado em 27/05/2012 08:32

Em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, cursos voltados para a área da beleza têm sido cada vez mais procurado por quem está em busca de mais autonomia e quer independência financeira. Em uma das escolas especializadas na área, o Instituto Embelleze, cerca de 400 alunos se preparam para entrar no mercado. No país, foram 50 mil matriculados apenas no primeiro trimestre, segundo o instituto. A previsão é de que até o fim do ano, 200 mil novos profissionais formados pela escola sejam lançados ao mercado para atender o segmento.

A maioria deles procura mais que uma formação profissional. A independência financeira, autonomia e a necessidade de ter renda extra justificam a demanda. Entre os cursos mais procurados estão os de cabeleireiros, penteados, depilação, manicure e pedicure, maquiagem profissional e design de sobrancelhas. Os investimentos para se tornar um profissional da beleza variam vão de R$ 400 a R$ 3,6 mil e as aulas podem durar de um mês e meio a um ano e dois meses, dependendo da especialidade.


A gerente do Embelleze em Betim, Jucinéia Saliba, explica que não basta participar das aulas. Para ela, o mais importante para formar um bom profissional é a prática. “O aluno tem a oportunidade de participar de aulas teóricas e práticas, mas ele tem que entender que não sai pronto para o mercado”, argumenta.

As aulas para se especializar na área da beleza já são uma realidade para Maria Aparecida Cardoso Silva, de 47 anos. Mas ela ainda sonha, no futuro, ser proprietária de um salão. “Quero aumentar minha renda e organizar o meu horário de trabalho. Estou investindo um bom dinheiro nesse plano, cerca de R$ 3,5 mil”, conta. Ela deixou o emprego de vendedora para fazer o curso e espera alcançar o retorno em breve. “Meu objetivo é lucrar com o novo trabalho e me firmar na área”, reforça. Antes disso, Maria pretende trabalhar em um salão que já esteja no mercado para adquirir a experiência necessária para nortear o próprio negócio. “Eu ganhava um salário e meio trabalhando em loja. Com o salão quero ver se consigo fazer essa minha renda mais do que dobrar. Acho que vai valer todo o investimento porque esse é um serviço muito valorizado, principalmente pelas mulheres.” (CM com Francelle Marzano).

MotivaçãoCom o intuito de incentivar atitudes empreendedoras e compartilhar experiências em diversos segmentos do mundo dos negócios, Belo Horizonte recebe pela primeira vez a edição mineira do CEO Summit – principal evento de gestão realizado pela Endeavor no Brasil. A iniciativa reúne grandes empresários e executivos brasileiros que vão ministrar palestra sobre as estratégias de negócio, melhores práticas e novas oportunidades. O evento ocorre em 1º de junho, no Espaço Meet do Porcão, das 8h30 às 14h. A inscrição, que custa R$ 120, inclui um fodízio. O evento antes realizado apenas em São Paulo, passará ao longo do ano por Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Informações: www.ceosummit.org.br.

Palavra de Especialista
Vilma Bernardes - Supervisora educacional do Senac

O segredo da capacitação

“Hoje pessoas que possuem subempregos ou as que querem ter o seu negócio para ganhar mais dinheiro estão entre os potenciais alunos do Senac, que em 2011 registrou aumento de 20% na demanda pelos cursos. A procura pelas aulas de capacitação é proporcional ao crescimento do mercado. A boa fase aliada à exigência do mercado pede bons profissionais e os alunos estão vendo nisso uma oportunidade de mudar de vida. A capacitação vem como ferramenta essencial para que os futuras cabeleireiras, manicures e pedicures saibam como lidar com os novos produtos e tendências. Mas não adianta fazer um curso e depois estacionar. A formação deve ser contínua porque o mercado se renova todos os dias com lançamentos.

Entre os cursos disponibilizados pelo Senac estão o de automaquiagem, cabeleireiro, coloração e descoloração, novas tendências do corte e escova, depilação, design de sobrancelas, manicure e pedicure, maquiagem, penteados e unhas decoradas.”


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