(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente francês reivindica apoio à Grécia na Cúpula do G8


postado em 19/05/2012 16:13

O presidente francês, François Hollande, reivindicou neste sábado o apoio à Grécia junto aos líderes do G8, afirmando que promoveu uma menção neste sentido no comunicado final da cúpula realizada em Camp David.

"A mensagem que quis transmitir (...) foi sobre o desejo da permanência da Grécia na zona do euro, cumprindo seus compromissos, mas com apoio, acompanhada pela Europa para estimular seu crescimento. O comunicado trará este pensamento", declarou Hollande em Camp David.

No momento em que a declaração da cúpula citava a questão econômica, Hollande destacava que os participantes do encontro haviam "saudado" os esforços "realizados nos últimos meses na maioria dos países para recuperar as finanças públicas".

Sobre a Grécia, Hollande observou que persiste uma "dúvida" em relação às eleições previstas para o dia 17 de junho como resultado do impasse político após a consulta de 6 de maio, na qual não se obteve a maioria necessária para garantir a permanência do país na zona do euro.

No comunicado final, os dirigentes dos oito países mais industrializados destacam a "importância de uma zona do euro forte e unida", e seu desejo de que a Grécia "respeite seus compromissos e permaneça" no bloco econômico.

Em relação à Espanha, Hollande disse que manifestou sua vontade de que "a questão da recapitalização dos bancos, não apenas os espanhóis, seja analisada (...) mas não houve menção deste assunto no comunicado final em função de não constar da pauta da cúpulal ou do G8".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)