(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Termina nesta segunda-feira prazo para entrega do Imposto de Renda


postado em 30/04/2012 07:57

O prazo para a entrega do Imposto de Renda de 2012 termina hoje. A expectativa da Receita Federal é que 25 milhões de contribuintes prestem contas. Também vence a data da primeira parcela para quem tem imposto a pagar. O contribuinte pode dividir o valor em até oito cotas. Quem atrasar a declaração terá de pagar multa de 1% do valor do imposto devido por mês de atraso. A multa mínima é de R$ 165,74 e a máxima é de 20% do imposto devido. No ano passado, a Receita Federal recebeu 24,3 milhões de declarações. O prazo para envio pela internet se encerra às 23h59. Já as declarações em disquete devem obedecer aos horários das agências bancárias.

“A primeira recomendação é que o contribuinte, mesmo aquele que não conseguiu finalizar a declaração ou ainda está com documentação em falta, entregue a declaração da forma que puder e depois faça a retificação”, afirma Samir Choaib, especialista em direito tributário e advogado do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados. “Não entregar é a pior a hipótese. O contribuinte vai ter um custo que pode ser evitado.”

Quem já enviou a declaração também pode aproveitar o último dia para verificar se optou pelo modelo de declaração – simplificada ou completa – correto. “Ainda dá tempo de retificar. Para a mudança de modelo entre completo e simplificado, a pessoa consegue fazer a retificação até hoje”, informa Vanessa Miranda, especialista da FiscoSoft.

Após o envio do Imposto de Renda, o contribuinte consegue acompanhar o extrato da declaração pela internet e, dessa forma, checar se a Receita Federal já apontou algum problema no documento. O extrato está disponível no site da Receita (www.receita fazenda.gov.br).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)