(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Itambé planeja entrada na bolsa

Abertura do capital em até três anos é saída barata e eficaz para buscar investimentos e crescer, mas ainda falta sócio estratégico


postado em 18/04/2012 06:00 / atualizado em 18/04/2012 07:15

Em três anos, a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR), controladora da Itambé, planeja estar entre as empresas mineiras listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa), o que deve acirrar ainda mais a disputa no mercado de lácteos. O anúncio foi feito pelo assessor de Relações Institucionais da Itambé, Ricardo Cotta, durante evento promovido ontem em Belo Horizonte pela BM&FBovespa em parceria com a Câmara Americana de Comércio (Amcham). “O primeiro passo nessa direção deve ser finalizado este ano, quando será definido um sócio estratégico para a empresa responsável por agregar valor, conhecimento e sinergia para a cooperativa”, informa.

Cotta revela que há interessados tanto no mercado brasileiro como internacional, apesar de não informar a origem das empresas de olho na operação. Desde o final de 2010 a Itambé procura por um sócio ou investidor estratégico no setor para assumir uma fatia de cerca de 20% a 30% da companhia, segundo anunciou o presidente da empresa Jacques Gontijo em março do ano passado. Com a conclusão do processo ainda em 2012, o assessor de relações institucionais da cooperativa acredita que a companhia dará um grande passo em direção à abertura de capitais, vista hoje como a melhor alternativa para financiar os planos de expansão da marca.

“Queremos ter acesso a recursos de terceiros, não por meio de dívidas, mas, sim, de equity”, explica Cotta. “Com isso, teremos musculatura para aproveitar o crescimento no ritmo que o mercado brasileiro exige, além de lidar com concorrentes que já têm acesso a esse mercado de captação de recursos a custo mais competitivo”, acrescenta, ao citar Nestlé e BRFoods. “Virou briga de gigantes e, no futuro, não haverá espaço para pequenas e médias empresas nesse setor”, pondera. “Temos que nos tornar gigantes para nos mantermos nessa disputa.”
O bom momento vivido pelo mercado de ações brasileiro – entre os mais atrativos para o capital estrangeiro – estimula o andamento do processo, iniciado há mais de três anos. “Não podemos perder esse bonde. O momento é propício para acessar esse mercado”, avalia Cotta.

Incentivo de experts

Para auxiliar empresas que, como a Itambé, pretendem abrir capital, a BM&FBovespa e a Amcham promovem o evento Planejando, financiando e executando o crescimento de sua empresa, iniciado ontem na capital mineira. A intenção é que até outubro a programação seja levada para outras quatro capitais, reunindo os principais atores no processo de IPO. “Vamos selecionar entre 25 e 30 empresas com maior potencial de crescimento para fazermos um road show em Nova York, onde é possível ter acesso aos principais investidores estrangeiros”, explica o sócio líder de IPOs da Ernst & Young Terco, Paulo Dortas.

A empresa especializada em auditoria e consultoria estima para este ano 20 processos de IPO, superando os 11 do ano passado, período em que várias empresas adiaram o processo de entrada na bolsa. O volume, porém, pode chegar a 40, segundo estimativas da própria BM&FBovespa. “Pelos processos que pararam, há 40 que podem ser retomados a qualquer momento. As cinco operações que estão na praça, vão dar o tom”, observa a diretora de relacionamento com institucionais e empresas da BM&FBovespa Cristiana Pereira.

Com 30 companhias listadas, Minas é o quarto estado com o maior participação na BM&FBovespa. A próxima mineira a integrar essa lista é a Locamérica, do setor de aluguel de veículos, que encerrou no pregão de ontem o prazo para pedidos de reserva junto às corretoras. A operação pode movimentar até R$ 573,2 milhões, considerando-se as ações da oferta secundária. O resultado da precificação será anunciado hoje e a negociação dos papéis na bolsa está prevista para sexta-feira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)