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Estado de Minas

Empresas de outros setores pegam carona para lucrar na Páscoa

Elas dividem espaço da data com fabricantes tradicionais e aproveitam para reforçar a marca junto aos consumidores


postado em 01/04/2012 07:29 / atualizado em 01/04/2012 07:41

(foto: Divulgação/Haagen Dazs)
(foto: Divulgação/Haagen Dazs)
Com 90 lançamentos na prateleira somente este ano, dividindo a atenção do consumidor com outras centenas de opções de ovos de Páscoa já tradicionais, algumas variedades chamam a atenção pela excentricidade. Paixões nacionais dos brasileiros como carros, sorvetes, cerveja e o tradicional cafezinho, embarcaram na data para aproveitar o apelo e a força da Páscoa, que somente no ano passado teve 18 mil toneladas de ovos comercializadas, alta de 7% em relação a 2010. A fabricante de veículos Fiat, a marca de sorvetes Häagen-Dazs, a cervejaria Skol e até a cafeteria norte-americana Starbucks criaram produtos exclusivos para o período. O sucesso é tanto que algumas delas já cogitam fazer do “projeto piloto” política da marca.

É o caso da montadora Fiat, que, em parceria com a fabricante de chocolates Top Cau, lançou o Ovo 500 de chocolate ao leite, que vem acompanhado por uma miniatura do Novo Fiat Cinquecento em quatro cores distintas. “Em três dias de venda on-line, o produto já esgotou”, conta a responsável pela plataforma Fiat Toys e Fiat Fashion, Rosália Andrade. A produção prevista para esta Páscoa foi de 11 mil ovos, comercializados com exclusividade pelas Lojas Americanas, a preço sugerido de R$ 30.

“Trabalhamos muito com licenciamento infantojuvenil e agora atingimos um público mais diverso. Não esperávamos essa explosão de consumo”, conta a gerente de marketing da Top Cau, Alais Fonseca, que calcula um investimento na casa de R$ 200 mil.
O ovo 500 será comercializado apenas nas lojas Americanas por R$ 30
O ovo 500 será comercializado apenas nas lojas Americanas por R$ 30

A Fiat cedeu o licenciamento e já colhe os frutos da parceria. “A repercussão foi muito boa e motivou outras empresas a nos procurar para desenvolver ações semelhantes”, afirma a executiva, que não descarta a possibilidade da empresa repetir a dose na Páscoa 2013, inclusive com expansão de opções de modelos. “Foi tão inovadora a ação, com um resultado surpreendente, que talvez faça sentido lançar versões de outros modelos da marca”, avalia.

Alais confirma a possibilidade de incorporar definitivamente o Ovo 500 ao seu mix de produtos. “A intenção é que no ano que vem as vendas sejam nacionais”, prevê. Para fazer o teste de aceitação junto ao mercado, o produto foi distribuído apenas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

A Skol também embarcou na onda da Páscoa e colocou no mercado o Redondinho, ovo de chocolate recheado com trufa branca com o sabor da cerveja. A chocolateria Folie, responsável pela produção, comemora o resultado e garante que o assédio de outras empresas com a intenção de promover a marca da mesma forma é grande. “Já temos propostas na mesma linha, ou seja, de empresas que não têm como negócio a Páscoa, mas que querem ganhar visibilidade por meio do produto típico”, conta a sócia da Folie, Carolina Carnicelli, que já pensa em expandir a estrutura de produção. “Este ano foram 800 quilos de chocolate, volume que duplicou em relação à Páscoa passada”, afirma. O produto será comercializado apenas na fan page da Skol no Facebook. Cada kit com seis ovos será vendido por R$ 70.

Um kit com seis ovos será vendido por R$ 70 na fan page do Facebook (foto: Skol/Divulgação)
Um kit com seis ovos será vendido por R$ 70 na fan page do Facebook (foto: Skol/Divulgação)
SAIBA MAIS

A força do licenciamento

Em 2011, o faturamento do mercado de licenciamento – quando uma empresa concede a outra o direito de uso de sua marca – foi de R$ 5,7 bilhões, com royalties de 6% a 14%, segundo dados da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral). Para este ano, estima-se um aumento de 5%, em um universo de mais de 60 empresas licenciadoras, cerca de 1,5 mil licenciadas e 700 licenças disponíveis. Com o resultado, o Brasil fica na quinta colocação no mundo com maior faturamento em licenciamento, atrás apenas dos Estados Unidos, Japão, Canadá e México.

 

Sorvete e café entram na mistura

Ainda inacessíveis no comércio mineiro, os ovos da Häagen-Dazs e Starbucks já são comercializados principalmente no estado
de São Paulo. “Este ano, a Häagen-Dazs aposta em uma proposta diferenciada,oHäagen-Dazs Easter Dreams”, anuncia a
empresaemnota. O valor de vendaé de R$ 105 e vem acompanhado por uma embalagem de 476ml de sorvete Häagen-Dazs e dois ovos de 60 gramas de chocolate ao leite. A empresa, porém, não divulgou investimentos nem volume de produção.


Em 2011, a empresa já havia lançado o Egg-Stravagansa, ovo e Páscoa meio amargo, recheado com sorvete, acompanhado de framboesas frescaseumajarrinha e calda de chocolate quente. O produto foi vendido com exclusividade na loja da
Rua Oscar Freire,amais luxuosa da capital paulista.


A cafeteria Starbucks, por sua vez, repete a estratégia que já tinha adotado no Natal passado, de aproveitar o apelo a data comemorativa para promover sua image.


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