(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministra das Finanças da Nigéria é candidata à presidência do Banco Mundial


postado em 23/03/2012 07:47

A ministra das Finanças da Nigéria, Ngozi Okonjo-Iweala, apresentará sua candidatura à presidência do Banco Mundial (BM), anunciou nesta sexta-feira seu homólogo sul-africano, Pravin Gordhan.

"Estamos orgulhosos de confirmar que a ministra das Finanças da Nigéria, Ngozi Okonjo-Iweala, será candidata", declarou à imprensa o ministro sul-africano, depois de se reunir em Pretória com a funcionária nigeriana.

O ex-ministro da Fazenda colombiano José Antonio Ocampo se declarou candidato ao BM na última quarta-feira em um e-mail enviado à AFP.

"Confirmado, somos a ministra da Nigéria e eu", escreveu Ocampo, em referência a sua candidatura e a da ministra das Finanças nigeriana.

Os Estados Unidos, principal acionista do banco, ainda não apresentaram um nome, mas já anunciaram quando o atual presidente da entidade, Robert Zoellick, tornou público seu desejo de se aposentar, que não renunciavam a este cargo.

Desde sua fundação, o BM foi sempre dirigido por americanos, segundo o pacto tácito entre Washington e os países europeus, que, por sua vez, sempre assumiram a liderança do Fundo Monetário Internacional.

A Europa propôs e conseguiu impor a candidatura da ex-ministra francesa Christine Lagarde à frente do Fundo no ano passado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)