(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministro de Finanças grego será eleito chefe do partido socialista no domingo


postado em 16/03/2012 13:44

O Pasok, em forte queda nas pesquisas, deve eleger neste domingo o atual ministro de Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, para suceder a Georges Papandreu na liderança do partido socialista grego.

Com o país em plena recessão e com um futuro econômico mais que incerto, Venizelos considera que a eleição do novo dirigente deve ser uma oportunidade para o partido se unir e se aproximar do povo, antes das eleições legislativas antecipadas que, segundo ele, acontecerão "em seis ou sete semanas", entre o final de abril e o começo de maio.

Único candidato à direção do Pasok, Venizelos - que foi fundamental no processo de reestruturação da dívida pública grega - tem prometido uma linha centro-esquerda renovada.

Durante uma coletiva de imprensa oferecida nesta sexta-feira, Venizelos afirmou que "o objetivo final é a vitória do partido nas eleições, assim como a renovação radical a favor de um Pasok patriótico e radical" após dois anos de crise econômica e planos de rigor, que têm desgastado fortemente a formação do partido.

Evangelos Venizelos, de 55 anos e professor de direito constitucional, assumirá as rédias do Pasok no pior momento do partido desde sua fundação, em 1974, de acordo com as pesquisas, que indicam 11% de intenção de voto.

A indignação dos eleitores pelos cortes salariais e pelos aumentos de impostos tem provocado a deserção de aproximadamente trinta deputados do grupo parlamentar socialista nos dois últimos anos.

Nesse panorama, Venizelos acredita que o fundamental é "reconstruir" o partido e transmitir calma ao eleitorado ante a disparada do desemprego, que já é superior a 20%.

"Agradeço ao povo grego por seus sacrifícios e sua tolerância, e digo isso do fundo do meu coração", afirmou Venizelos, que abandonará seu posto de ministro das Finanças após ser eleito no domingo novo líder do Pasok.

O dirigente pediu desculpas pelos possíveis erros na política de rigor aplicada em troca dos resgates financeiros, mas disse que essa ajuda "é a única saída para a crise".

Por isso, Venizelos descarta qualquer aliança com os partidos de esquerda, opostos às medidas de rigor, que não param de ganhar pontos nas sondagens, refletindo o descontentamento social.

Os dois grandes partidos gregos, o Pasok e o conservador Nova Democracia, ambos sócios de um governo de coalizão formado em novembro, reúnem juntos entre 27 e 36% das intenções de voto, segundo as duas últimas sondagens.

Apesar de a eleição do líder do Pasok no domingo não possuir nenhuma intriga interna, ela marcará o final da influência de uma das grandes dinastias políticas gregas, a dos Papandreu, segundo analistas.

Venizelos será o quarto líder deste partido, criado por Andreas, pai de Georges Papandreu, primeiro-ministro entre outubro de 2009 e novembro de 2011.

Cerca de 390.000 membros e simpatizantes do partido estão convocados a votar neste domingo entre 07H00 e 15H00 GMT (04H00 e 12H00 de Brasília).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)