Divulgados gabaritos das provas do concurso da Secretaria de Educação

Resultado das provas objetivas e convocação para fase de análise de títulos estão previstos para o dia 20 de abril

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

postado em 13/03/2012 07:54 / atualizado em 13/03/2012 09:22

Agência Minas

Já estão disponíveis no site da Fundação Carlos Chagas (FCC) os gabaritos das provas do concurso da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Os candidatos podem consultar tanto uma relação geral, com todos os gabaritos disponíveis, como fazer uma consulta direta ao gabarito específico da prova que fizeram no concurso. Para tanto, basta digitar o número do caderno de provas utilizado no dia do certame.

Aplicadas no último dia 4, as provas atraíram quase 90% dos 263 mil candidatos inscritos, em todas as regiões do Estado. Foram aplicadas provas para candidatos a 20 diferentes cargos da área educacional, sendo que havia cinco cadernos de prova distintos em cada cargo. Há, portanto, cinco opções diferentes de gabarito para cada cargo e, no momento da consulta, o candidato deve ficar atento ao número do caderno de provas utilizado no dia do concurso.

De acordo com o cronograma da FCC, organizadora do concurso, nesta terça-feira (13) serão disponibilizados para consulta no site da fundação os cadernos de provas objetivas. O resultado da prova será divulgado após o julgamento de eventuais recursos interpostos contra as questões das provas e gabaritos preliminares. Os aprovados serão convocados para a segunda etapa do concurso, que será a avaliação de títulos. O resultado das provas objetivas e a convocação para apresentação dos títulos estão previstos para 20 de abril.

Provas


Os cadernos de provas eram compostos por 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos. Será considerado aprovado na primeira etapa o candidato que obtiver o mínimo de 50% de acertos nas questões de conhecimentos gerais e 50% nas questões de conhecimentos específicos.

No concurso deste ano, os candidatos fizeram provas em 47 municípios mineiros. Os participantes concorrem a vagas nas carreiras de professor da Educação Básica, (Arte/Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna - Espanhol, Língua Estrangeira Moderna - Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e para atuação nos anos iniciais do ensino fundamental); Assistente Técnico Educacional e Assistente Técnico em Educação Básica; Analista Educacional; Analista Educacional/Inspeção Escolar; Especialista em Educação Básica – Orientação Educacional; e Especialista em Educação Básica – Supervisão Pedagógica.

Participação

A aplicação das provas no último dia 4 foi realizada em dois turnos e o índice de participação foi semelhante em ambos. Pela manhã, eram esperados 128.931 e 111.861 compareceram, o que equivale a um percentual de participação de 86,76%. Já no período da tarde, o índice foi de 86,68%, com a presença de 114.876 dos 132.529 candidatos inscritos. A Fundação Carlos Chagas ainda não disponibilizou o índice de participação entre os 1.529 candidatos portadores de deficiência inscritos. No total, 262.989 candidatos se inscreveram no concurso.

Concorrência


O concurso da Secretaria de Estado de Educação oferece um total de 21.377 vagas e a média de candidatos por vaga no concurso foi de 12,3. O cargo que registrou o maior número de inscritos foi o de Assistente Técnico de Educação Básica, que irá cumprir a função de apoio técnico nas escolas estaduais. Foram 60.279 candidatos inscritos para concorrer a uma das 4.401 vagas.

A concorrência, contudo, é maior no cargo de Analista Educacional. Foram 29.181 para uma das 378 vagas, uma média de 77 candidatos por vagas. Já entre os professores, a maior procura foi registrada no cargo de professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Foram quase 59 mil inscritos para uma das 3.551 vagas. Desta vez, a concorrência geral superou os números do último certame organizado pela Educação no Estado. No concurso realizado pela SEE entre os anos de 2003 e 2004, foram ofertadas 16.989 vagas para a carreira de professor. Naquela época, 79.541 candidatos se inscreveram, resultando em uma média de 4,68 por vaga. Já no concurso de 2012, são ofertadas 13.993 vagas para o cargo que despertaram o interesse de 140.624 candidatos, o que dá uma média de 10,04 candidatos.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.