Bolsa de Tóquio sobe apenas 0,1% com política do BOJ

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

postado em 13/03/2012 07:49

Agência Estado

A Bolsa de Tóquio apresentou um modesto ganho nesta terça-feira, após o Banco do Japão (BOJ) manter inalterada a política monetária, em particular as taxas de juros. Isso fez o iene se valorizar na sessão da tarde e prejudicou ações sensíveis ao câmbio, como Canon, Advantest e Kyocera. Porém, boas compras em peso pesados como Fast Retailing e Fanuc mantiveram o mercado no campo positivo.

O Nikkei adicionou 9,22 pontos, ou 0,1%, e terminou aos 9.899,08 pontos, após queda de 0,4% na sessão de segunda-feira. O volume de negociações foi pesado e totalizou 2,76 bilhões de ações.

Os principais índices estiveram em alta desde o início, ajudados pelo ligeiro enfraquecimento do iene e as esperanças, embora talvez especulativas, de que o BOJ poderia implementar ao menos alguma política amigável ao mercado acionário.

A decisão por unanimidade do banco central, no final da tarde, de manter inalteradas as taxas de juros, mantendo a forte postura de abrandamento, embora não tenha sido surpresa para muitos, levou a moeda japonesa a se valorizar sobre o dólar e o euro e empurrou brevemente o Nikkei para o território negativo.

"Os investidores esperavam pouco do banco central, e eles tiveram pouco", disse um trader de uma corretora estrangeira. "Dirigimo-nos para o final do ano fiscal, os mercados de câmbio vão ser a principal preocupação para as ações, à medida que as operações de repatriação de ienes por parte dos exportadores irão exercer uma pressão ascendente sobre a moeda japonesa."
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.