(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolsa de Tóquio cai 0,4% com resistência aos 10 mil


postado em 12/03/2012 07:54

A Bolsa de Tóquio fechou em queda nesta segunda-feira. A resistência técnica à marca dos 10 mil pontos foi suficiente para compensar um iene mais fraco e os sólidos dados econômicos, prejudicando as ações de Canon, Komatsu e das principais exportadoras.

O Nikkei perdeu 39,88 pontos, ou 0,4%, e terminou aos 9.889,86 pontos, após alta de 1,7% na sessão de sexta-feira. O volume de negociações totalizou 2,26 bilhões de ações, depois do recorde anual de 3,48 bilhões de ações obtido no pregão anterior.

O índice abriu em alta, acima dos 10 mil pontos, ajudado em grande parte pela valorização do dólar, após os números do emprego dos EUA terem vindo mais fortes do que o esperado. Os robustos pedidos de maquinário do Japão também foram positivos para o mercado.

A forte resistência técnica, contudo, empurrou o índice para baixo ao longo do dia. O Nikkei permanece carregado com opções de posições e outros produtos estruturados com preços de exercício ao redor de 10 mil, disseram analistas. A queda na maioria das bolsas asiáticas, assim como a realização de lucros para bloquear os pagamentos de dividendos no fim do ano fiscal, foram suficientes para impulsionar o índice de referência abaixo do ponto de equilíbrio na última hora de negociação.

"O muro dos 10 mil pontos é firme", disse Fumiyuki Nakanishi, gerente geral de investimentos e pesquisas da SMBC Friend Securities, acrescentando que o foco agora está nos movimentos do Banco do Japão (BOJ) e nas futuras reuniões do FOMC.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)