(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Terceira parcela do IPVA vence a partir de 19 de março

Já o licenciamento, no valor de R$ 66,38 vence no dia 2 de abril


postado em 09/03/2012 09:27 / atualizado em 09/03/2012 09:43

Quem optou pelo parcelamento do IPVA, a escala de vencimentos da terceira parcela vai de 19 a 30/03/2012, variando de acordo com o final da placa. Fora do prazo, há incidência de multa, calculada sobre o valor do imposto ou da parcela deste; sendo 0,3% (três décimos por cento) por dia de atraso, quando o pagamento ocorrer até o trigésimo dia, ou 20% (vinte por cento) a partir do trigésimo primeiro dia; mais juros de mora (taxa Selic).

O pagamento do imposto deve ser feito em qualquer agência ou terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, HSBC e Caixa Econômica Federal, incluindo as casas lotéricas. Para quitar o IPVA, basta o correntista digitar no terminal bancário o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), impresso no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo do contribuinte. Os não correntistas devem procurar as agências dos bancos credenciados e informar o Renavam ao caixa. O contribuinte também poderá utilizar o sistema on-line dos bancos para quitar o imposto, bem como a Taxa de Licenciamento e o Seguro Obrigatório.

A base de cálculo do IPVA é feita considerando os valores de mercado do veículo, em conformidade com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Em 2012, a redução média do valor do imposto foi de 5,46% em relação a 2011.

Taxa de licenciamento

A Taxa de renovação do licenciamento anual de veículos automotores (TRLAV), no valor de R$ 66,38 vence em 02/04/2012. Nesse caso, também basta informar o número do Renavam ou apresentar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) da TRLAV. As dúvidas relativas aos valores do imposto estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Fazenda. Quem preferir, pode ligar para o número 155.

Para os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado, as datas de vencimento da 3ª parcelas são:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)