(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grécia consegue garantir empréstimo ao obter perdão de pelo menos 75% dos credores privados


postado em 09/03/2012 07:49

Autoridades da Grécia confirmaram que mais de 75% dos credores privados aceitaram participar da troca de títulos da dívida pública do país. O governo grego comemorou a participação superior a três quartos. As negociações foram fechadas ontem (8) à noite. Se não conseguisse assegurar a participação de um número de credores equivalente a 75% da sua dívida, o governo anunciou que iria cancelar a operação de troca de títulos.

Os credores privados, sobretudo os bancos, fundos de pensões e seguradoras tiveram prazo até ontem à noite para informar se aceitavam participar do plano de troca de dívida. A operação implica a perda de cerca de metade do valor facial dos títulos de dívida grega que detêm.

O objetivo da operação é aliviar a Grécia de cerca de 107 bilhões de euros na sua dívida. Mas, no total, o país tem uma dívida superior a 350 bilhões de euros. Sem o acordo, a Grécia não teria condições de garantir o segundo empréstimo internacional – com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) - e poderia ir à falência em duas semanas, segundo analistas.

O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, disse estar otimista sobre o acordo entre as autoridades da Grécia e os credores privados. Foi a maior operação de perdão de dívida soberana feita nos últimos anos de forma voluntária, segundo ele.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)