(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

IIF prevê PIB de 3,4% para o Brasil em 2012


postado em 08/03/2012 10:34

O Instituto para Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês), que reúne as principais instituições financeiras globais, projeta um crescimento de 3,7% para a América Latina em 2012, um leve recuo frente aos 4% de 2011. A perspectiva é de uma retomada em 2013, com a região atingindo uma alta de 4,5% em seu Produto Interno Bruto (PIB). Documento divulgado hoje pela instituição diz que embora a inflação esteja acima da meta em muitos países da América Latina, a expectativa é de que ela recue nos próximos meses.

"A América se tornou uma fonte de apoio para a economia global ao invés de uma fonte de instabilidade como anos atrás. Esses países estão conseguindo superar bem as adversidades. A posição fiscal mais forte em relação às economias maduras e regime de câmbio flexível ajuda esses países", disse Ramon Aracena, economista sênior do IIF para a América Latina.

Ele citou como riscos para a economia da região a questão cambial, para ele uma oportunidade dos países aprenderem a conviver com uma moeda mais forte e ampliar sua competitividade. Citou ainda a preocupação com o avanço de governos populistas.

Para o Brasil, a perspectiva da IIF é de fortes investimentos diretos e um panorama fiscal positivo. A projeção é de que a economia se fortaleça nos próximos trimestres e cresça 3,4% em 2012, saltando para um PIB de 5,2% em 2013.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)