(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Concurso da educação é marcado por alto índice de participação dos candidatos

87% dos inscritos compareceram aos locais de provas no último domingo para a primeira etapa do concurso


postado em 06/03/2012 08:56

A primeira etapa do Concurso da Secretaria de Estado de Educação (SEE), realizada no último domingo (4), teve alto índice de participação. Dos inscritos para as várias carreiras da Educação, cerca de 87% dos candidatos compareceram aos locais para a realização do concurso, composto por provas objetivas de 60 questões. O gabarito estará disponível a partir das 14 horas do dia 12 de março, no site da Fundação Carlos Chagas, responsável pela aplicação dos exames. A próxima etapa será a de avaliação de títulos.

A aplicação das provas no domingo aconteceu em dois turnos e o índice de participação foi semelhante em ambos. Pela manhã, eram esperados 128.931 e 111.861 compareceram, o que equivale a um percentual de participação de 86,76%. Já no período da tarde a índice foi de 86,68%, com a presença de 114.876 dos 132.529 candidatos inscritos. A Fundação Carlos Chagas ainda não disponibilizou o índice de participação entre os 1.529 candidatos portadores de deficiência inscritos. No total, 262.989 candidatos se inscreveram no concurso.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, o alto índice de participação se relaciona com a demanda social pelas várias áreas da educação. “Esse índice de participação revelou, ao contrário do que muitos dizem, que existe demanda social pelas várias profissões da educação, seja para professores, ou nas demais carreiras. Além do bom índice de participação nos dois dias de prova, o número de inscritos por vaga foi mais que o dobro do último concurso. Esperamos que a renovação que será promovida nesse concurso, a ser seguida por outros, contribua para a constante melhoria na qualidade da educação”, avalia a secretária.

No último concurso realizado pela SEE, entre 2003 e 2004, foram ofertadas 16.989 vagas para a carreira de professor. Naquela época, 79.541 candidatos se inscreveram, resultando em uma média de 4,68 por vaga. Já no concurso de 2012, são ofertadas 13.993 vagas que despertaram o interesse de 140.624 candidatos, o que dá uma média de 10,04 candidatos.

Gabarito

De acordo com a Fundação Carlos Chagas, o gabarito do concurso deve ser divulgado no próximo dia 12 de março. Enquanto isso, os candidatos especulam sobre seus desempenhos nas provas. Maria Lucineia da Silva, candidata ao cargo de Assistente Técnico Educacional, diz que não estudou muito, mas está confiante. "A prova estava tranquila e quem estudou mesmo vai se sair bem. Achei a parte de português mais fácil, mas eu poderia ter estudado mais para a prova. Agora é esperar o gabarito e ver como me saí", conta. Angelina Gonçalves Ferreira concorre ao mesmo cargo e garante que nem precisa do gabarito para ter certeza de seus acertos. "Acho que tive um bom desempenho na prova. Nos conteúdos de português e matemática tenho certeza que acertei todas as questões”, afirma.

Carreiras da educação

No concurso deste ano, os candidatos fizeram provas em 47 municípios mineiros. Os mais de 262 mil participantes concorrem a vagas nas carreiras de Professor da Educação Básica, (Arte/Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna - Espanhol, Língua Estrangeira Moderna - Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e para atuação nos anos iniciais do ensino fundamental); Assistente Técnico Educacional e Assistente Técnico em Educação Básica; Analista Educacional; Analista Educacional/Inspeção Escolar; Especialista em Educação Básica – Orientação Educacional; e Especialista em Educação Básica – Supervisão Pedagógica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)