(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minoria se antecipa e pouco mais de 690 mil prestam contas com o Leão


postado em 06/03/2012 07:17 / atualizado em 06/03/2012 07:43

Às 23h59 de 30 de abril haverá ainda quem esteja na peleja com o site da Receita Federal. E é justamente esse hábito de declarar o Imposto de Renda na última hora que deixa os escritórios de contabilidade que prestam o serviço às moscas nestes primeiros dias de acerto de contas com o Leão. Enquanto se preparam para a bonança e para a correria desenfreada dos últimos dias, os contadores lamentam que o pessoal de fato só comece a entregar os documentos em abril, quando o prazo final começa a se aproximar. Das 25 milhões de declarações que o governo espera receber este ano, até ontem foram enviadas apenas 690.024, segundo a Receita Federal, o que corresponde a 2,76% do total.

“A imensa maioria dos clientes só deixa para a última hora mesmo, é o tipo da coisa que não adianta nem estressar. Até agora, eu só atendi um cliente que desejava fazer a declaração”, conta Edvar Dias Campos, da Ced Contabilidade. Só a partir de abril que ele encara o verdadeiro volume de trabalho relativo ao Imposto de Renda. “À parte a velha história de deixar tudo para a última hora, o que impossibilita, em muitos casos, que os clientes já nos encaminhem os documentos necessários para a declaração é justamente o fato de que os empregadores ou instituições financeiras ainda não entregaram esses informes de rendimento, indispensáveis à declaração”, diz Walter Roosevelt Coutinho, presidente do Conselho Regional de Contabilidade.

Francisco Marini faz a declaração de 12 parentes: ninguém entregou os documentos(foto: Cristina Horta/EM/D.A/Press)
Francisco Marini faz a declaração de 12 parentes: ninguém entregou os documentos (foto: Cristina Horta/EM/D.A/Press)
Coutinho lembra que, para os contribuintes que recebem restituição, quanto maior a antecedência, mais rápido virá o dinheiro. O primeiro lote de restituição começa a ser pago em junho, e tradicionalmente destina-se a idosos que têm esse direito garantido em estatuto específico para a faixa de idade. Só depois é que o restante dos contribuintes cujas declarações resultem em restituição começa a ter o dinheiro de volta.

A vida de quem não tem medo do Leão e por isso concentra esforços para “encarar a chatice” da declaração para toda a família também está light, por enquanto. É o caso do administrador Francisco Marini, que tem formação em ciências contábeis e domina o assunto. Por causa de sua formação, ele acaba fazendo, todos os anos, a declaração de 12 parentes. Até o genro merece atenção. “Dá um pouquinho de trabalho, mas só quando muda alguma coisa das declarações anteriores. De resto, é tranquilo porque também não corro atrás de nada. Eles é que mandam os documentos e já estão disciplinados com relação a isso”, afirma. Mas ele conta que até o momento não recebeu a papelada de ninguém.

TRABALHADOR AUTÔNOMO

Qual o tratamento tributário das contribuições previdenciárias pagas na condição de contribuinte individual no caso de empregado, que durante o ano teve rendimentos também como trabalhador autônomo?
José Airton de Carvalho - Belo Horizonte

Além da contribuição previdenciária descontada na folha de salários, o contribuinte que durante o ano-calendário também tenha recebido rendimentos como autônomo e recolhido contribuição como contribuinte individual poderá deduzir o seu valor na declaração de rendimentos, porque ambas se enquadram no conceito de contribuição previdenciária oficial do próprio declarante.


DEPENDENTES
Qual é o limite de idade para filho que esteja cursando o ensino médio ser considerado dependente?
Julinho Alves da Silva - Belo Horizonte

O filho que cursa escola de ensino médio poderá ser considerado dependente até os 21 anos. Mas esclarecemos que, na hipótese dele estar cursando escola técnica de 2º Grau, poderá ser considerado dependente até os 24.


PENSÃO ALIMENTÍCIA
Sou separada e tenho a guarda do meu filho. Meu ex-marido paga pensão alimentícia. Devo informar os valores recebidos na minha declaração?
Carla Roberta Santos - Contagem (MG)

A importância recebida a título de pensão alimentícia dos filhos deve ser oferecida à tributação na Declaração de Ajuste Anual.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)