(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Abinee quer mais equipamento nacional no setor elétrico


postado em 02/02/2012 18:05

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, se reuniu hoje com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para pedir ao governo medidas para a ampliação das compras de equipamentos de fabricação nacional no setor elétrico. Segundo o executivo, a importação de bens do segmento aumentou 56% no ano passado, em relação a 2010. "A tecnologia brasileira para geração, transmissão e distribuição é adequada. Não há necessidade de tamanha importação. O nível de desindustrialização no setor é grande", disse Barbato ao chegar ao ministério.


O presidente da Abinee também pede uma decisão mais rápida em relação à renovação ou não das concessões do setor elétrico que vencem a partir de 2015. Segundo ele, a indecisão do governo tem paralisado os investimentos das concessionárias devido à insegurança jurídica.

A sugestão que a Abinee apresentará a Lobão é a diminuição do porcentual exigido para os investimentos em pesquisa e desenvolvimento no setor em troca de um maior volume de compras de produtos nacionais. "Achamos que isso pode ser feito, ainda que o produto nacional seja mais caro que o concorrente asiático. O que não podemos é continuar perdendo empregos", disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)