(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pacto fiscal europeu será complementado em março, diz secretário alemão


postado em 01/02/2012 15:27

O pacto de rigor fiscal aprovado na segunda-feira por 25 dos 27 países da União Europeia (UE) será complementado em março com medidas a favor do crescimento, e, depois disso, terá que ser respeitado por todos, declarou nesta quarta-feira em Paris o secretário de Estado alemão para Assuntos Europeus, Michael Link.

"Haverá algumas decisões complementares no próximo Conselho Europeu", previsto para os dias 1 e 2 de março, disse Link durante uma coletiva de imprensa realizada junto de seu homólogo francês, Jean Leonetti. Interrogado sobre os eventuais complementos ao pacto, o ministro alemão se limitou a indicar que eles se referirão ao "crescimento" econômico.


Contudo, o líder socialista francês, François Hollande, advertiu nesta quarta-feira que se for eleito em maio, buscará renegociar o tratado acordado por todos os países da União menos Reino Unido e República Checa, que acentua a disciplina fiscal e pede aos Estados que incluam em suas constituições o princípio do equilíbrio orçamentário.

"Caso os franceses me elejam, respeitaremos nossos compromissos em matéria de disciplina orçamentária, e apresentarei uma lei de programação do retorno ao equilíbrio das finanças públicas", disse nesta quarta-feira Hollande. "Contudo, se não há uma dimensão de crescimento, de apoio à atividade e ao emprego e uma coordenação eficaz das políticas econômicas, não podemos retomar esse tratado", completou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)