A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais recebeu cerca de 260 mil inscrições para o concurso público que busca preencher 21.377 vagas, distribuídas nas carreiras da educação básica no Estado. Ao todo, são 262.989 interessados, sendo que mais de 53% dos inscritos foram para os cargos de professor. São 140.624 candidatos que concorrerão a uma das 13.993 oportunidades oferecidas para cargos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e do ensino médio.
O número de professores interessados no concurso público deste ano foi maior do que o registrado no último exame. Na ultima edição, realizada entre os anos de 2004 e 2005, a Secretaria de Estado de Educação ofereceu 16.989 vagas para o cargo e teve 79.541 candidatos interessados, uma média de 4,68 por vaga. Já neste ano, a relação entre o número de inscritos e o número de vagas para o cargo de professor foi de 10,04 candidatos.
O concurso oferece vagas para professor nas áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna - Espanhol, Língua Estrangeira Moderna - Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e para atuação nos anos iniciais do ensino fundamental. A remuneração inicial para o cargo de Professor de Educação Básica é de R$ 1.320,00 para uma jornada de trabalho de 24 horas semanais, no modelo unificado de remuneração.
Também foram disponibilizadas vagas para os cargos de Analista Educacional - ANE (378 vagas); Analista Educacional/Inspeção Escolar - ANE/IE (133 vagas); Especialista em Educação Básica - EEB (1.869 vagas); Assistente Técnico Educacional - ATE (603 vagas) e Assistente Técnico de Educação Básica - ATB (4.401 vagas). A jornada de trabalho e a remuneração para esses profissionais variam de acordo com o cargo. No caso do Analista Educacional/Inspetor Escolar, por exemplo, a remuneração inicial é de R$3.300, para uma jornada de 40 horas semanais.
Grande procura O cargo que registrou o maior número de inscritos no concurso público foi o de Assistente Técnico de Educação Básica. Foram 60.279 candidatos inscritos para concorrer a uma das 4.401 vagas. A concorrência, contudo, é maior no cargo de Analista Educacional. Foram 29.181 para uma das 378 vagas, uma média de 77 candidatos por vagas. Já entre os professores a maior procura é registrada no cargo de professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Foram quase 59 mil inscritos para uma das 3.551 vagas.
Comprovante de inscrição O comprovante de inscrição, com o horário e local de realização das provas, será disponibilizado no site da Fundação Carlos Chagas (
http://www.concursosfcc.com.br/), organizadora do concurso, com antecedência mínima de cinco dias úteis antes da primeira etapa do concurso, a ser realizada no dia 04 de março de 2012. Os candidatos que não possuem computadores com acesso à Internet poderão utilizar as estruturas disponíveis nas 47 Superintendências Regionais de Ensino para acessar o documento.
O concurso público será realizado em duas etapas. Na primeira, de caráter eliminatório e classificatório, o candidato fará prova objetiva. Já a segunda etapa, de caráter classificatório, será destinada a análise de títulos.
A prova objetiva será composta de 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos. As referências para estudo constam do anexo V do edital do concurso. Será considerado aprovado na primeira etapa do processo o candidato que obtiver o mínimo de 50% de acertos nas questões de conhecimentos gerais e 50% nas questões de conhecimentos específicos. As provas objetivas serão aplicadas de manhã ou à tarde, de acordo com o cargo pretendido pelo candidato.
Para o esclarecimento de dúvidas sobre o concurso, os candidatos poderão acessar o sítio na Internet da Fundação Carlos Chagas, no endereço eletrônico http:
//www.concursosfcc.com.br/, item "Fale conosco" ou pelo telefone (11) 3723-4388.
Esta matéria tem: (10) comentários
Autor: carine viana
Alexandre sem noção de souza, aposentar com 25,30 anos? de trabalho né/ pq com essa idade a amioria tá entrando no estado e 3300, de onde vc tirou esse salario? Nem o piso de pouco mais de 1000 é pago tem gente q parece que vive em outro planeta longe da realidade | Denuncie |
Autor: valmir marques
o estado (ente estatal prefeitura, unidade da federeção ou união) são pessimos patrões...mas pelo que se vê a cada concurso ainda são inifinitamente melhores que o empregador privado. Estranho capitalismo esse nosso. | Denuncie |
Autor: Carlos Coelho
Quanta amargura pessoal!! | Denuncie |
Autor: Walisson Santos
Falta vaga para professor de conteúdo específicos, mas também com salário de 1300 para quem tem ensino superior só podia ser isso, ou seja, máximo de 0,3 candidatos por vaga como o caso de matemática. O pior é ler cometários que professor ganha 3300 e tem duas férias por ano. | Denuncie |
Autor: Vanderlea Martins da Rocha
SEnhor Alexandre Sousa Pode se ver que o senhor não conhece nem um pouquinho a carreira de um professor. Duas férias por ano? Um turno de trabalho? Conheça primeiro a rotina de trabalho de professores - principalmente os sérios - antes de colocar tanta besteira pré concebida no ar. | Denuncie |
Autor: FERNANDO SILVA
Os dados divulgados, devem ser auditados,tendo em vista os problemas ocorridos com a população e em respeito a tantos plantonistas contra professores como os a favores. Teria que ser independente.Assim ninguém irá duvidar dos números e ninguém inventará números para abrir discórdia na populalçao | Denuncie |
Autor: volody quicanez
Sr. Desinformado Alexandre Sousa.Leia o edital, 3300 é para inspetor e não professor. Se vc tem alguma formação informe-se sobre o caixa do seu sindicato. Vc deveria ter se inscrito p tentar passar em algum cargo. Estude e seja feliz! | Denuncie |
Autor: maria Nobre
Tudo mentira!!!! o que eu soube é que nem houve tantos inscritos conforme esperavam. | Denuncie |
Autor: alexandre Sousa
Vamos combinar 3300, reais não é salario de fome.... | Denuncie |
Autor: alexandre Sousa
Parece que a carreira de professor ainda atrai.2 ferias por ano, emenda todos os feriados, um turno de trabalho, aposentadoria aos 25 anos ou 30. Pr essa o SIND UTE não esperava. Por outro, lado mais $$$ para o caixa do sindicato. Espermos que sejam bons candidatos | Denuncie |