(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cameron: impor uma taxa às transações financeiras seria 'uma loucura'


postado em 26/01/2012 09:37

O plano da União Europeia (UE) de impor uma taxa sobre transações financeiras é simplesmente uma loucura, disse nesta quinta-feira o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

"Essa ideia seria uma loucura mesmo em tempos de forte crescimento econômico", afirmou Cameron durante um discurso no Fórum Econômico de Davos, na Suíça. "Implementá-la em um momento de crise então seria insano", completou.

Segundo Cameron, é justo que o setor financeiro pague sua parte e a Inglaterra já faz isso através de suas taxas a bancos e sobre as ações. Contudo, a ideia apresentada pela Comissão poderia reduzir o Produto Interno Bruto (PIB) da UE em 200 bilhões de euros por ano, provocar o corte de 500.000 funcionários e forçar 90% dos mercados a sair da UE.

O fracasso de Cameron ao tentar deixar a Grã-Bretanha de fora do imposto sobre transações financeiras foi fundamental para sua decisão - em uma reunião de cúpula da UE no mês passado - de não participar de um pacto fiscal que visa proteger a zona do euro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)