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Estado de Minas

Moradia popular turbina vendas

Construtora MRV cresce 15% em 2011, ancorada nos imóveis da baixa renda, que continuarão no foco da empresa este ano


postado em 24/01/2012 06:00 / atualizado em 24/01/2012 07:08

A construtora MRV fechou 2011 com vendas 15% superiores às de 2010. Ao todo, foram comercializadas 38.697 unidades, que totalizaram R$ 4,332 bilhões, segundo dados prévios divulgados pela empresa. Apesar da veia mineira, o principal mercado da MRV continuou sendo São Paulo. Para se ter uma ideia dessa participação, no quarto trimestre do ano passado o bom desempenho em território paulista respondeu, sozinho, por quase metade das vendas contratadas à construtora (R$ 1,439 bilhão), o equivalente a R$ 711,2 milhões. Minas ficou logo atrás, com uma fatia de 15,1%, ao somar receita de R$ 217,9 milhões.

Na contramão do mercado imobiliário de médio e alta renda, que já demonstra sinais de desaquecimento, para o segmento de baixa renda – principal nicho de atuação da MRV – o momento nunca foi tão bom, segundo o presidente da construtora, Rubens Menin. “Esse mercado nunca esteve tão forte, sustentado pelo tripé composto da renda, do financiamento e da demanda”, avalia.

Para o empresário, os imóveis destinados aos clientes de menor rendimento não devem sofrer queda no ritmo de valorização ou redução da procura, como ocorre nas demais faixas de renda. “A sorte dos populares é que não houve especulação imobiliária como naqueles de luxo e alto luxo. Estes valorizaram demais e hoje pagam o preço”, pondera Menin. Entre os populares vendidos pela MRV, o preço médio passou de R$ 104,1 mil para R$ 110,7 mil entre o quatro trimestre de 2010 e o mesmo período de 2011, um aumento de 6%. A variação ficou abaixo da inflação no período, de 6,5%, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Não foi por acaso que 90% das vendas no último trimestre do ano passado foram enquadradas no programa Minha casa, minha vida, de subsídio à moradia popular. O foco na política de moradia do governo é apontado por Menin como principal alavanca para segurar os valores dos imóveis. Para este ano, a expectativa de Menin é manter o ritmo de crescimento registrado em 2011. “As vendas devem somar entre R$ 4,5 bilhões e R$ 5,5 bilhões”, calcula o empresário. Mais nova patrocinadora da Fórmula 1 e do Clube Atlético Mineiro, a MRV vai reforçar os investimentos da empresa em marketing esportivo, apesar de não revelar o orçamento previsto.

Indústria confia mais com juro menor

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou 57,3 pontos neste mês. O resultado significa um crescimento de 2,5 pontos em relação a dezembro, quando o Icei marcou 54,8 na pontuação. Por segmentos, o Icei da indústria da construção alcançou 59,7 pontos, ante 57,9 pontos no mês passado. A indústria extrativa registrou 60,3 pontos em janeiro, frente a 59,9, em dezembro. Já a indústria de transformação marcou 56,5 pontos, portando acima dos 54,4 do mês anterior. Segundo a CNI, dos 26 setores da indústria de transformação, 18 registraram alta da confiança, enquanto oito tiveram queda. O destaque ficou por conta do segmento de produtos farmacêuticos, com 62,1 pontos, e o mais baixo índice foi apurado na área de couros, com 50,1 pontos. A expectativa de manutenção de redução da taxa de juros e as medidas adotadas pelo governo de desoneração tributária contribuem para essa melhora nas expectativas, analisa CNI.


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