(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DEPOIS DOS TEMPORAIS

Estiagem e promoções estimulam retomada das vendas na Savassi


postado em 19/01/2012 06:00 / atualizado em 19/01/2012 07:10

Os cartazes mostram descontos de até 50%. A tão sonhada reforma da região mais charmosa da cidade anda a passos largos para sua conclusão e já é possível perceber algumas melhorias. Mas é um outro fator, pra lá de bem-vindo, que tem trazido de volta os visitantes para a Savassi: o sol. A mudança de clima tem permitido aos consumidores retornar às ruas, alavancando as vendas depois de um Natal com faturamento abaixo da expectativa.

Regina Costa torce para que as chuvas não voltem: vendas melhores(foto: Euler Júnior/EM/D.A Press )
Regina Costa torce para que as chuvas não voltem: vendas melhores (foto: Euler Júnior/EM/D.A Press )
Novata na região, a Fiki Pize, de sapatos femininos, rapidamente atingiu as vendas de outras lojas da marca, o que levou a ter boas expectativas quanto aos negócios de início de ano. No entanto, a chuva afetou as metas: “Tinha dia que ficávamos sentadas esperando a chuva passar para a clientela voltar”, recorda a gerente da unidade, Regina Célia Costa. Com os estoques cheios, ela pretendia ultrapassar a marca de R$ 100 mil em vendas, mas ficou 40% abaixo do esperado. Neste mês, com descontos de até 50%, ela acredita recuperar o ritmo dos negócios. “A Savassi precisa de sol para vender. Temos que torcer para permanecer assim.”

Apesar de a obra não estar pronta, a proprietária da joalheira Vila Artesanal, Sarah Vilaça, comemora os primeiros resultados de vendas. Para ela, a Savassi mais arborizada, com mais espaço para andar, oferece aos consumidores um passeio mais agradável. A única crítica é a falta de vagas para estacionar. Mas o principal, segundo ela, é a trégua da chuva.

Kelly da Silva e a amiga Fernanda voltaram a
Kelly da Silva e a amiga Fernanda voltaram a "bater perna" na região (foto: Euler Júnior/EM/D.A Press )
Um período tradicional de compras na região é a hora do almoço, quando trabalhadores circulam entre os comércios nas duas horas de intervalo. Mas, nos últimos meses, muitos fugiram da Savassi para evitar chuva, poeira, barulho e outros transtornos. As esteticistas Kelly Silvana da Silva e Fernanda Aparecida Ferreira estão acostumadas a almoçar em 30 minutos e “bater perna” no tempo restante que têm nesse horário. Mas, em dezembro, a solução foi ir aos shoppings para comprar os presentes de Natal. A Savassi tornou-se inviável com a chuva. “Era almoçar e voltar para a clínica. Não tinha como passear”, conta Kelly.

Segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) divulgada na semana passada, 87,5% dos lojistas disseram que as chuvas prejudicaram as vendas e outros 12,5% relataram que o clima foi um dos responsáveis pela queda do faturamento no período natalino. O economista da CDL/BH, Fernando Sasso, acredita que a estiagem traz a possibilidade de fôlego extra para a Savassi, atraindo consumidores com preços agressivos por causa de um estoque remanescente do Natal.

 

Enquanto isso, obras mais amenas


Depois de uns dia de intervalo para favorecer as vendas natalinas, operários retornaram às obras para conclusão da revitalização da Praça Diogo de Vasconcelos, na Savassi. Mas, dessa vez, a poeira que tomava conta da região, como ocorria no ano passado, não atrapalha tanto o comércio e a parte da obra que já foi concluída favorece o retorno dos compradores. Passados mais de seis meses de obras, a parte mais pesada foi concluída, restando a instalação de fontes e da parte hidráulica e também a implantação do mobiliário urbano, como bancos e luzes, além do plantio das árvores. A expectativa da prefeitura é de que as intervenções sejam encerradas no fim de abril, com atraso de um mês por causa da interrupção em dezembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)