(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Para Áustria, rebaixamento da S&P É "incompreensível"


postado em 14/01/2012 10:52

O governo da Áustria afirmou que o rebaixamento de seu rating de crédito de AAA para AA+ pela Standard and Poor's foi uma medida "incompreensível" e ameaçava minar o progresso conseguido nas últimas semanas na crise da zona do euro. "É incompreensível quando uma das três agências de rating dos EUA decide avançar sozinha e rebaixar países da zona do euro, ou dar a eles uma perspectiva negativa", afirma um comunicado do governo austríaco divulgado no fim da sexta-feira.

O país criticou o que qualificou como levantamento desigual feito pela agência de diferentes países da zona do euro que antes tinham ratings AAA, "mesmo que as soluções estivessem e estejam sendo trabalhadas em cooperação próxima". Viena trabalha "intensamente" em cortes de gastos, o Parlamento aprovou leis para reduzir o déficit e a Moody's e a Fitch reafirmaram recentemente o rating AAA do país, lembrou o governo.

O presidente do Banco Central da Áustria, Ewald Nowotny, afirmou no fim da sexta-feira, em entrevista à TV estatal do país, que a S&P havia sido "muito mais agressiva" que as outras agências. Segundo ele, a decisão da agência de cortar o rating de vários países da Europa era "política". Também membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Nowotny notou que a decisão da S&P pode tornar as coisas mais difíceis na resposta à crise europeia.

Dos 17 países da zona do euro, nove foram rebaixados na sexta-feira. A S&P baixou em dois graus as notas da Itália, Espanha, Portugal e Chipre. Os bônus da Itália agora são classificados como BBB+, o degrau mais baixo antes de o país perder o chamado grau de investimento, nível considerado seguro pelo mercado financeiro. França, Áustria, Malta, Eslováquia e Eslovênia caíram um degrau na classificação. A S&P manteve a nota máxima, AAA, de Alemanha, Finlândia, Holanda e Luxemburgo.

Falando já neste sábado a uma rádio, Nowotny disse que o rebaixamento da Áustria não terá consequências imediatas e sérias para o país, já que as outras duas maiores agências ainda classificam o país como AAA. Para ele, porém, não se pode garantir que as condições para a nação conseguir empréstimos não venham a piorar, por causa da deterioração do quadro geral na Europa. Ele falou que a nação deve levar esse rebaixamento a sério, seja ou não justificado. As informações são da Dow Jones.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)