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Estado de Minas

Férias com chuva? Download de games

Plataformas locais de distribuição chegam ao mercado com opções direcionadas a todas as idades por menos de R$ 10


postado em 09/01/2012 07:12 / atualizado em 09/01/2012 08:16

As férias sem graça de quem não pode viajar e precisa conviver com as chuvas que não dão trégua em Minas podem melhorar num piscar de olhos. Recém-lançadas no Brasil, as plataformas de distribuição digital de games vendem jogos pela internet e entregam por download – uma forma imediata de comprar e com descontos que passam dos 90% em relação ao produto físico.

Esse tipo de negócio já é comum em outros países, mas o Brasil ganhou duas empresas pioneiras e totalmente especializadas em distribuição digital de jogos no último ano: a Nuuvem (www.nuuvem.com.br) e o Xogo (www.xogo.com.br). Os dois serviços são bem parecidos: neles, o usuário se cadastra e faz as compras como em qualquer loja online, mas, logo após pagar, já tem direito de baixar o produto adquirido e por quantas vezes quiser. Além da comodidade, o principal diferencial é o preço. Jogos que são encontrados em lojas com preços de até R$ 199 são vendidos por menos de R$ 10.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
“O crescimento econômico do país nos últimos anos mostrou para as empresas de fora que existe um mercado imenso no Brasil, um potencial que não está sendo aproveitado”, disse Cláudio Campos, CEO do Xogo, que foi lançado em novembro. Com anos de experiência como executivo na indústria fonográfica, Cláudio também é um veterano em distribuição digital.

Em 1999 ele e seu sócio, Roberto Nunes, fundaram o iMúsica, um site de venda de música no Brasil que começou antes de o iTunes fazer o mesmo em todo o mundo. O site existe até hoje, mas Cláudio deixou a empresa para trabalhar com distribuição digital no Ponto Frio. E lá aprendeu bastante sobre como vender para o varejo. “Foi uma espécie de MBA”, conta. Aos 46 anos, ele se orgulha de jogar videogames e de contar com o maior catálogo de jogos em relação aos concorrentes no país no Xogo.

Já a carreira de Thiago Diniz, diretor-executivo da Nuuvem, é um pouco menos ortodoxa. Aos 17 anos ele foi campeão mundial de Battle for Middle Earth, um jogo eletrônico baseado na história de O Senhor dos Anéis. Depois disso, trabalhou na equipe da Direct2Drive, uma das plataformas de distribuição digital pioneiras na área. Em 2009, ele teve a ideia de montar algo parecido no Brasil, mas o negócio só saiu do papel em 19 de agosto de 2011.

“A Nuuvem quer ser cada vez mais local. Temos o pagamento nacional, com boleto bancário, cartão de crédito e outras opções. Queremos ter, em breve, conteúdo em português brasileiro com exclusividade. E temos a regionalização dos preços, que é algo que negociamos com as empresas distribuidoras de jogos”, explicou.

PIRATARIA Concorrentes diretos nesse novo mercado, Thiago e Cláudio concordam quando o assunto é pirataria, que para eles não é nenhum bicho-papão. “A comodidade do serviço que oferecemos o torna muito melhor e confiável que piratear”, avalia Cláudio. “Em segundo lugar, existe a possibilidade de jogar on-line. Não tem como piratear essa experiência”, completa o empresário. Para Thiago, a maior parte das pessoas que recorrem à pirataria faz isso por falta de oportunidade. “O que faltava no Brasil era dar chance à pessoa de comprar o jogo por um preço justo, com um suporte local.”


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