(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Suécia sinaliza que não vai participar de acordo europeu


postado em 18/12/2011 07:41

O governo da Suécia sinalizou ontem que não vai participar do acordo europeu sobre a disciplina fiscal se isso significar a adoção das normas mais rígidas definidas na semana passada no encontro da União Europeia. Com isso, aproximou-se da posição do Reino Unido. O primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, disse que o pacto ainda não foi finalizado e, por isso, é muito cedo para decidir se o país fará parte dele. "Não acho que devamos aceitar um regime em que o Reino Unido fique mais longe da cooperação do que o necessário", afirmou.

O veto de David Cameron, primeiro-ministro britânico, ao pacto de rigor fiscal na União Europeia (UE) expôs a maior fragilidade que o euro carrega desde o seu lançamento, em 2002. Os projetos divergentes das três maiores economias da região – Reino Unido, França e Alemanha – tornam mais complexas as negociações para tirar a Zona do Euro do abismo.

Os britânicos, que nunca aderiram à moeda comum, se isolam ainda mais ao negar apoio ao esforço coletivo para impedir o desmantelamento do bloco. Sem a contribuição, França e Alemanha precisam se desdobrar na tentativa de assegurar a sobrevivência do padrão monetário, mas não conseguem abafar diferenças históricas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)