(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nível de produção industrial fica quase estável em novembro, informa CNI


postado em 16/12/2011 14:51

A produção industrial ficou praticamente estável no mês de novembro, após dois meses consecutivos de queda, segundo Sondagem Industrial divulgada nesta sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os dados mostram que a produção em novembro ficou em 50,1 pontos, ante 48,8 pontos registrados em outubro. Conforme a metodologia da pesquisa da CNI, esse indicador, que varia de 0 a 100, mostra produção em queda ao ficar abaixo dos 50 pontos e estável ao atingir este nível. O porcentual médio de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) caiu de 76% no mês anterior para 75% em novembro.

A Sondagem traz ainda os dados relativos à UCI efetiva em relação ao usual para o período, que se aproximou da linha de 50 pontos. Segundo a Sondagem, a UCI efetiva em relação à usual subiu de 43,9 pontos em outubro para 45,2 pontos em novembro. Nesse

indicador, valores acima de 50 pontos também mostram evolução positiva, estoques acima do planejado ou UCI acima do usual. Ficando abaixo de 50, a UCI representa problemas para a indústria. O índice de estoques efetivos em relação ao planejado atingiu 52,8 pontos em novembro, ante 53,4 pontos em outubro.

"Os indicadores de novembro mostram um quadro menos negativo para a indústria do que em outubro. A atividade segue desaquecida, mas a indústria conseguiu reduzir, ao menos em parte, o acúmulo de estoques indesejados, sem que fosse necessário reduzir sua produção", diz a CNI em nota.

Expectativas

A Sondagem Industrial também mede o grau de expectativas do setor. O índice de demanda caiu de 53,3% para 52,4% na mesma comparação. Encontram-se abaixo da linha divisória dos 50 pontos os índices de expectativa de compras de matérias-primas (49,9), número de empregados (48,1) e quantidade exportada (48,5). A Sondagem da Indústria foi realizada entre os dias 1º e 14 de dezembro, com 1.717 empresas, das quais 932 são pequenas, 538 são de médio porte e 247 são grandes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)