(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Falta mão de obra em Nova Serrana

O contingente de vagas em aberto representa 15% dos 20 mil empregos diretos mantidos pelo setor na chamada capital do calçado esportivo


postado em 13/12/2011 06:00 / atualizado em 13/12/2011 07:43

(foto: Mario Castelo/EMD.A/Press)
(foto: Mario Castelo/EMD.A/Press)
Com perspectivas de crescer, driblando os efeitos da crise mundial que começam a afetar a produção industrial brasileira, os fabricantes de calçados de Nova Serrana, no Centro-Oeste mineiro, esbarram num déficit de mão de obra estimado em 3 mil trabalhadores. O contingente de vagas em aberto representa 15% dos 20 mil empregos diretos mantidos pelo setor na chamada capital do calçado esportivo, segundo o Sindicato Intermunicipal da Indústria do Calçado de Nova Serrana (Sindinova).

A falta de gente qualificada para trabalhar ficou mais evidente depois que as empresas se reestruturaram para enfrentar a concorrência dos sapatos chineses, que avançaram sobre o mercado de consumo no Brasil. “Quem procurou alternativas, conseguiu superar vendas. Fábricas que produziam um só modelo se diversificaram e a indústria passou a investir nos calçados de moda, buscando novas oportunidades”, diz Ramon Amaral, presidente do Sindinova.

A corrida, agora, é para formar pessoal numa nova escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MG), que será inaugurada hoje no município. A unidade de ensino técnico e profissionalizante nasce com capacidade para atender 1,2 mil alunos por dia. Os cursos terão início em janeiro de 2012.

Equipado com tecnologia de última geração e sofisticadas máquinas de origem italiana usadas no teste de calçados, o centro tecnológico do Senai em Nova Serrana vai preparar de jovens à procura do primeiro emprego a trabalhadores já experientes das linhas de produção calçadistas que precisam se aperfeiçoar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)