(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Reciclagem profissional garante crescimento na carreira

Levantamento aponta categorias que mais precisam de qualificação profissional para garantir melhores salários. Cargos vão de administradores a vendedores e garçons


postado em 08/12/2011 06:00 / atualizado em 08/12/2011 07:24

O levantamento recomenda, ainda, a prioridade que os jovens devem ganhar nos programas de qualificação profissional oferecidos pelo setor público e a iniciativa privada(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
O levantamento recomenda, ainda, a prioridade que os jovens devem ganhar nos programas de qualificação profissional oferecidos pelo setor público e a iniciativa privada (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

 

A baixa qualificação profissional deixou de ser um problema dos trabalhadores desempregados na Grande Belo Horizonte e assume a condição de desafio imposto também a quem está na ativa e às empresas com planos de crescer. De toda a população empregada no entorno da capital mineira, a necessidade de aperfeiçoamento e reciclagem se tornou urgente entre administradores, gerentes e vendedores do comércio varejista, atendentes de bares, lanchonetes, garçons, frentistas e repositores de mercadorias, conforme estudo divulgado nessa quarta-feira pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O levantamento recomenda, ainda, a prioridade que os jovens devem ganhar nos programas de qualificação profissional oferecidos pelo setor público e a iniciativa privada. Entre esses profissionais que enfrentam maior dificuldade para conseguir trabalhar e se manter no emprego, os que mais precisam de se qualificar são empregados domésticos, trabalhadores braçais, profissionais das áreas de atendimento ao público no comércio e nos serviços de alimentação e auxiliares de escritório. Os jovens da Grande BH convivem com uma taxa de desemprego de 19,2%, mais de três vezes superior ao nível de desocupação entre os adultos, de 6,2%, conforme as pesquisas mensais do Dieese, Fundação João Pinheiro e Secretaria de Estado do Trabalho.

O estudo que mostra a relevância da qualificação profissional não só para o trabalhador como para o desempenho das empresas comparou a evolução do emprego e da chamada taxa de participação –o ingresso de quem está na idade de trabalhar no mercado – entre 2010 e 2001. Nesse período, a taxa de participação cresceu de 72,2% para 73,7%, enquanto o desemprego caiu de 18% para 9,3%. A má notícia é que ao mesmo tempo em que a economia teve dinamismo na geração de empregos e criou oportunidades de trabalho, o alto índice de pessoas de baixa qualificação se manteve, informou Gabrielle Selani, uma das autoras do estudo pelo Dieese.

“Em muitos casos, percebemos que não há apagão de mão de obra, mas uma necessidade de qualificação do trabalhador naquelas áreas mais aquecidas da economia”, afirma. A falta de aperfeiçoamento profissional acabou criando, de acordo com os pesquisadores, um grupo de profissionais de segunda categoria, com idade mais avançada e rendimentos menores na comparação com quem se qualificou e progrediu na carreira profissional (veja quadro). Na Grande BH, esse empregado com baixa qualificação recebeu R$ 686 mensais, em média, no biênio 2009/2010, representando 58% da renda média daqueles empregados considerados bem qualificados para o cargo que exercem (R$ 1.182).

Benefícios sociais

As condições mais precárias do trabalhador que não percebeu a importância da qualificação ou não pôde bancá-las se refletem também na participação menor dele nos benefícios sociais, a exemplo da aposentadoria. Desse grupo, 64,9% contribuem para a Previdência Social, ao passo que quase 80% dos empregados com formação compatível com o cargo que exercem pagam para ter o benefício futuro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)