(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Paraguai revê sistema de vacinação após foco de aftosa


postado em 17/11/2011 09:58

O Paraguai vai rever seu sistema de vacinação contra a febre aftosa. Em nota, o Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai (Senacsa) atribui a uma falha na imunização de bovinos do país o foco da doença registrado em setembro no distrito de San Pedro, região central do país. O diretor geral da Senacsa, Carlos Simón Van Humbeeck, anunciou que o Paraguai realizará uma vacinação "estratégica" no distrito. O período de imunização será de 21 de novembro a 21 de dezembro.

"De acordo com o relatório da auditoria veterinária interna foi constatado que houve uma ruptura de imunidade, o que causou o surto de febre aftosa, razão pela qual o serviço nacional procederá com uma revisão da vacinação total do sistema", disse o presidente do Senacsa, Daniel Lopez Rojas, no comunicado. O objetivo da medida a ser implantada pelas autoridades veterinárias é fortalecer o sistema de vacinação dos animais, aumentando as fiscalizações no manuseio da vacina e da brigada de vacinação estabelecida pelos pequenos produtores.

Segundo Rojas, a vacinação do rebanho é uma responsabilidade partilhada pelos órgãos públicos com o setor privado. "O proprietário do estabelecimento é obrigado a vacinar seu gado; a Comissão de Saúde Animal é responsável pela auditoria e o Senacsa, por meio de unidades zonais distribuídas em todo o país supervisiona a vacinação de animais para a eficácia da imunização", explicou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)