(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bovinos com até 24 meses serão vacinados contra a aftosa em novembro em Minas


postado em 13/10/2011 12:00

Pecuaristas de todas as regiões já estão se preparando para a vacinação contra a febre aftosa do mês de novembro em Minas Gerais. Esta será a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa de 2011, realizada no período de 1º a 30 de novembro. Somente os animais até 24 meses de idade devem ser vacinados.

A vacinação contra a febre aftosa é de grande importância para a proteção do rebanho mineiro. Dessa maneira, na hora de vacinar o animal o produtor deve tomar cuidados básicos e importantes, tais como: reunir o gado nos horários mais frescos do dia, transportar a vacina em caixa térmica com três partes de gelo para uma de vacina mantendo a temperatura entre dois e oito graus e não vacinar animais doentes.

O local da aplicação correta é na tábua do pescoço do animal por via subcutânea ou intramuscular, tendo o cuidado de manter a seringa na posição inclinada, quase em pé, com a agulha apontando para baixo. O produtor que possuir animais de alto valor econômico deverá solicitar o acompanhamento de veterinário de sua propriedade no manejo da vacinação.

Para o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, Minas, assim como outros estados do Brasil, está empenhado em transformar todo o seu território em área livre da doença sem vacinação. “Para alcançar este objetivo, estamos convocando todos os pecuaristas, sindicatos rurais, cooperativas e outros segmentos do agronegócio para que nos ajudem nesta empreitada”, informa.

O governo brasileiro aliado a outros países do continente americano e organismos internacionais está concentrando todos os esforços para conter e eliminar a doença nos rebanhos da Américas por meio de uma intensa campanha de vacinação.

Desde a notificação do episódio de febre aftosa no Paraguai, o governo brasileiro adotou uma série de medidas para impedir a entrada do vírus em território nacional. Tais ações estão diretamente relacionadas ao trabalho desenvolvido pelo Ministério da Agricultura através da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), que mantém um bom diálogo com os órgãos de defesa nos estados. Segundo o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, o objetivo é avançar no território brasileiro para fazer dele um perímetro completamente livre de aftosa até o ano de 2013.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)