(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bancos já 'deveriam saber' sobre o esquema de pirâmide, acusa Madoff


postado em 16/02/2011 15:10

O fraudador de Wall Street, Bernard Madoff, disse que bancos e fundos de investimento foram, de alguma maneira, "cúmplices" de seu bilionário esquema de pirâmide, que prejudicou milhares de pessoas.

"Eles deveriam saber", estimou Madoff, em entrevista publicada no site do jornal The New York Times. "Mas a atitude foi algo como 'se você está fazendo algo de errado, nós não queremos saber'".

Madoff, que era conhecido em Nova York como um dos mais bem sucedidos gerentes de investimentos da cidade, foi preso em 2008 e condenado em 2009 a 150 anos de prisão pelas fraudes que cometeu.

Suas vítimas vão de instituições beneficentes a bancos, passando por celebridades de Hollywood e "tubarões" calejados de Wall Street, que confiaram a ele dezenas de bilhões de dólares ao longo de mais de duas décadas.

Frank DiPascali, braço direito do fraudador, e David Friehling, seu contador, declararam-se culpados na investigação do caso, que ainda não terminou de desvendar os complexos meandros do esquema criminoso - e ainda não conseguiu levantar o dinheiro para compensar as quase 16.000 vítimas de Madoff.


Até mesmo o montante de dinheiro roubado ainda não foi completamente esclarecido: a princípio, Bernard Madoff declarou ter desviado 65 bilhões de dólares. Entretanto, a justiça apurou que o prejuízo total não passava de 21,2 bilhões.

A jornalista Diana Henriques, do NYT, entrevistou Madoff na prisão federal de Butner, na Carolina do Norte. A matéria faz parte da pesquisa de Henriques, que publicará um livro sobre Madoff ainda no primeiro semestre do ano. Segundo o NYT, foi a primeira entrevista publicada de Madoff desde sua detenção, em 2008. Bancos e fundos de investimento que mantinham negócios com o financista eram "cegos deliberados", afirmou.

Madoff declarou-se surpreso ao ser informado sobre e-mails e outras mensagens trocadas entre banqueiros antes do desmantelamento de seu esquema fraudulento. Algumas destas correspondências só agora estão sendo reveladas, graças a processos individuais que correm na justiça americana. "Estou lendo mais agora, e vendo que eles suspeitavam mais do que jamais imaginei naquela época", disse Madoff.

O financista, entretanto, não quis apontar bancos ou fundos específicos que provavelmente sabiam sobre seu esquema, que funcionou durante 16 anos, destacando que eles falharam ao não conduzir as investigações apropriadas para apurar o que estava acontecendo. A justiça americana não apresentou acusações contra os principais bancos e fundos de investimentos que operavam ou investiam com Madoff.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)