(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

ESTATÍSTICA DE APROVADOS NO EXAME DA ORDEM SEGUNDO AUTODECLARAÇÃO DE COR


postado em 18/07/2016 11:00

A fim de trazer @ oabeir@ todas as curiosidades e informações a respeito do Exame da Ordem, mostramos abaixo uma pesquisa bastante interessante.

Segundo estudo realizado pela FGV Projetos/Núcleo de Concursos, com base no VII ao XIII Exame de Ordem, a estatística dos futuros advogados, de acordo com a autodeclaração de cor, revela uma diferença relevante entre oabeir@s.

Importante ressaltar que, no Brasil, a classificação para a autodeclaração de cor se baseia nas categorias branca, negra, amarela ou indígena.

 

desempenho segundo autodeclaração de cor

Conforme a tabela acima, temos que 64,7% d@s oabeir@s declararam-se brancos, 32,5% negros, 1,9% amarelos e 0,9% indígenas.

Dentre estes, a porcentagem dos aprovados brancos foi de 68,9%, ao passo que entre os negros 28,7% foram aprovados no Exame da Ordem, além de 1,7% de amarelos e 0,7% de indígenas.

Na média total, a ordem dos aprovados foi: 17,4% dos que se declararam brancos foram aprovados; 15,2% do que se declararam amarelos foram aprovados; 14,4% dos que se declararam negros foram aprovados; 12% dos que se declararam indígenas foram aprovados.

Pois bem, obeir@s, deixamos para vocês o questionamento sobre essa diferença existente no estudo apresentado acima. Seria o caso de se estabelecer cota racial para o Exame da Ordem, como já estipulado em lei para os concursos público? Ou o problema estaria no acesso aos cursos de direito?


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)