Publicidade

Estado de Minas

ABMES e ANVUZ abrem encontro internacional para intercâmbio entre Brasil e Rússia

Para o vice-presidente da ABMES, Celso Niskier, o primeiro dia da delegação na Rússia foi marcado por uma intensa troca de experiências.


postado em 06/09/2017 11:15

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Moscou, 5 de setembro - A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e a Associação das Universidades da Rússia (Anvuz) deram início ontem à agenda de visitas às instituições de ensino superior de Moscou. O encontro faz parte da 1ª Delegação ABMES Internacional - Russia Experience.

Logo pela manhã, 36 integrantes da comitiva brasileira, formada por reitores e diretores de faculdades, centros universitários e universidades, foram recebidos na International University in Moscow. O primeiro a falar foi o embaixador do Brasil na Rússia, Antônio Salgado, que exaltou a importância da troca de experiências "entre países que têm muito a aprender um com o outro".

O presidente da ABMES, Janguiê Diniz; e o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, deputado Caio Narcio (PSDB/MG), saudaram a hospitalidade dos anfitriões e apresentaram os números da educação superior no Brasil. O presidente da Anvuz, Vladmir Zernov, falou da satisfação de ter a missão Brasileira em Moscou e abriu oficialmente os trabalhos.

Em seguida, reitores de universidades russas apresentaram suas instituições, localizadas em diferentes regiões do País, como a própria Moscou e Kazan. Pelo lado brasileiro, foram demonstradas as formas de atuação das instituições, com foco no uso da tecnologia, e os desafios para os próximos anos, como o cumprimento do Plano Nacional de Educação.
Para o vice-presidente da ABMES, Celso Niskier, o primeiro dia da delegação na Rússia foi marcado por uma intensa troca de experiências entre as universidades particulares russas e brasileiras. "Foram discutidos assuntos tais como a regulação nos dois países, o uso de novas tecnologias educacionais, a formação de professores, as fontes de financiamento e a possibilidade de parcerias entre instituições", avaliou.

A programação oficial teve sequência na Embaixada do Brasil na Rússia. Os representantes diplomáticos, liderados pelo embaixador Antônio Salgado, ofereceram um coquetel de boas-vindas para os integrantes da comitiva da ABMES e da Anvuz.

Visita - Em programação paralela, Janguiê Diniz e o deputado federal Caio Narcio foram convidados para conhecer a Lomonosov Moscow State University, uma instituição estatal russa. O convite foi feito pelo professor Vyachslav Niconov.


Website: https://www.abmes.org.br/

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade