Publicidade

Estado de Minas

O que é o fundo fotográfico e a suas formas de utilização


postado em 25/08/2017 19:15

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Na composição de uma imagem, pode-se identificar, a princípio, o que se chama de figura e fundo. A figura é o foco principal, o tema da imagem, enquanto que o fundo é o segundo plano, porém, não menos importante, pois exerce também um papel fundamental na composição do todo.

O fundo sempre interage com a figura, dando sentido a ela. Ele pode ressaltar seus pontos positivos como negativos; contorná-la, como borrar a percepção de suas linhas; pode iluminá-la de diversas maneiras, como também escurecê-la e por aí vai... enfim, o fundo pode também valorizar ou desvalorizar uma imagem. Conheça nesse artigo o que é o fundo fotográfico e suas principais vantagens para tornar seus trabalhos cada vez melhores:

O que é o Fundo Fotográfico?

Diante da importância que o fundo tem para a valorização e a perfeita interligação entre os elementos de uma imagem, o fundo fotográfico é uma técnica utilizada na fotografia para manipular o fundo de forma a dar ao máximo possível ênfase e valorização ao objeto da imagem, tornando-o um pouco menos nítido, em segundo plano.

O fundo fotográfico pode ser o chamado "fundo infinito", que é o famoso fundo branco ou preto, sem arestas ou sombras, totalmente liso, em que o assunto principal da fotografia fica totalmente em evidência, dando a impressão de que ele está posicionado em um ambiente infinito. Esse fundo infinito não deve ser plano, pois precisa dar uma noção de profundidade; é ideal para ambientes fechados, como estúdios e, além das cores convencionais, pode também ser construído em outros tons.

Além do recurso infinito, o fundo fotográfico também pode ser composto com texturas, cenários e nele, podem ser inseridos diversos elementos, além da "parede", como qualquer cenário cotidiano, com a diferença de que, nesses casos, cada detalhe é inserido com um objetivo específico: deve-se pensar com cuidado a relação entre cada objeto com o assunto principal da fotografia, iluminação e intenção comunicativa.

Especialmente em fundos fotográficos brancos, o cuidado com a iluminação deve ser redobrado pois, nesses cenários, qualquer detalhe e nuance se torna ainda mais nítido.

Quais são as principais vantagens do fundo fotográfico?
Melhores formas e cores: Com um fundo fotográfico adequado, você consegue obter uma valorização muito maior das formas e cores do objeto, uma vez que cada elemento do fundo será composto para direcionar a atenção para o tema principal. Esse recurso permite uma exploração muito maior de texturas, olhares, expressões e detalhes de uma fotografia.

Maior domínio técnico em lugares abertos: Mesmo em ambientes totalmente abertos e sem a construção de cenários, as técnicas de fundo fotográfico podem ser utilizadas quando levadas em consideração todos os seus fundamentos básicos de equilíbrio, proporção, nitidez, iluminação, dentre outros, sendo uma forma de produzir imagens com maior qualidade e profissionalismo, encontre aqui: (https://www.personalizadosideal.com.br/)
Melhores edições: Talvez, uma das principais vantagens.

Além de produzir fotos com maior qualidade e nitidez, a técnica do fundo fotográfico é um recurso essencial para editores de fotos, uma vez que, através dele, é possível obter fotografias favoráveis para recortes e outras edições de modo muito mais preciso.


Website: https://www.personalizadosideal.com.br/

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade