Publicidade

Estado de Minas

A pedagogia Freinet aplicada em um Colégio de Sucesso


postado em 25/08/2017 17:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Tão importante quanto os Professores, a Estrutura e o Material Didático, a proposta e métodos pedagógicos utilizados numa Instituição de Ensino contribuem sobremaneira para que alunos e professores possam obter mais resultados e de forma mais produtiva e harmônica. Dentre as inúmeras propostas pedagógicas existentes, a de Freinet merece um especial destaque e vem sendo adotada com sucesso em Instituições de Curitiba, do Brasil e do mundo.

Celèstin Freinet

Nascido em outubro de 1896 na pequena vila de Gars, nos Alpes Franceses, Celèstin Freinet cresceu no meio rural, num ambiente rústico marcado por suas paisagens, modos de produção artesanal, valores e comportamentos do homem do campo e que influenciariam profundamente sua proposta e práticas pedagógicas.

Em sua vila natal não havia manuais escolares, livros ou materiais didáticos, mas em sua juventude ingressou na Escola Normal de Nice, onde vivenciou e percebeu a diferença do uso destes recursos. Porém, em 1914, teve sua vida marcada pela Primeira Guerra Mundial. Nesse período, após ser afastado de suas funções militares por problemas pulmonares, fez profundas reflexões e críticas sobre o cotidiano. Freinet entende que a escola deve ser mais aberta para a vida e que ela deve apoiar o aluno em suas necessidades e aspirações.

A Proposta Pedagógica de Freinet

A pedagogia Freinet tem como objetivo fazer com que a criança ou jovem atinja o seu pleno desenvolvimento como indivíduo autônomo e independente, criador e participante do meio que vive. Para ele, a escola deve ser popular, aberta à vida, ao meio humano e social, acabando com as antigas relações diferenciadas e até conflituosas entre o corpo docente e discente e a pedagogia só é válida se apoiar as necessidades do aluno, respeitando seus sentimentos e aspirações.
?
Para tanto, a pedagogia freinetiana caracteriza-se por ser integradora, plural, aberta, crítica, mas respeitando as diferenças e necessidades culturais e individuais. Freinet se fundamenta em quatro aspectos em sua pedagogia:

? Cooperação: Que tem como objetivo a construção do conhecimento de maneira comunitária.

? Comunicação: Para transmitir e formalizar o conhecimento.

? Documentação: O registro da história que se constrói diariamente.

? Afetividade: O vínculo entre as pessoas e elas com o conhecimento.

A Pedagogia Freinet é também chamada de:

? Pedagogia do êxito: Para Freinet, o fracasso é o motivo de desequilíbrio e desmotivação para o aluno.

? Pedagogia do trabalho: O trabalho é a atividade base da educação escolar e seu objetivo é formar indivíduos capazes de exercer o trabalho livre e criativo, transformando o meio em que vivem;

? Pedagogia do bom senso: Define que a aprendizagem é uma relação dialética entre a ação e o pensamento.

Entre as principais inovações e práticas preconizadas por Freinet, e que se difundiram mundo afora, destacam-se:

? A Biblioteca de Trabalho, composta por brochuras escritas por seus alunos

? A Cooperativa do Ensino Leigo

? A Revista "O Ramalhete", com poemas infantis

? O Conselho Cooperativo (gestão participativa)

? A Imprensa Escolar e os Jornais Murais

? As Fichas Autocorretivas e o Fichário Escolar Cooperativo

? A Correspondência Inter Escolar

? Os Ateliers de Arte

? As Aulas-Passeio

? Os Debates realizados e registrados no Livro da Vida.

? Os Cantos de Atividades e o Texto Livre

? Os Complexos de Interesse

? O Estudo do Meio

? Os Planos de Trabalho

Escola utiliza a Proposta Pedagógica de Freinet

Em Curitiba, o Colégio Integral, com mais de 20 anos de experiência, utiliza a proposta pedagógica de Freinet, pois acredita no papel da escola como ambiente capaz de aguçar o conhecimento, por meio da criatividade, da curiosidade, da ética, da estética e de uma visão holística do mundo.

Segundo Mariza Pan, Diretora de Ensino do Colégio Integral, "a pedagogia de Freinet tem como meta uma educação completa para crianças e adolescentes, para que eles se tornem cidadãos ativos e criativos para a sociedade".
Até no site do Colégio Integral é possível perceber a aplicação desta prática pedagógica, no qual as algumas das últimas ações podem se destacam:

? Visita ao Museu, sucedida por uma mediação e oficina artística

? Vídeo Jornal, para os períodos Integral e Semi Integral

? Palestra: Agroecologia, consumo consciente e soberania alimentar, na qual as famílias participantes terão a oportunidade de adquirir semanalmente cestas com produtos orgânicos da estação

? O Pequeno Vampiro, com ações para estimular a leitura compartilhada

? Informativo Parque das Grutas

? E muito mais!

O sucesso na aplicação da proposta freinetiana é facilmente comprovada não apenas pela satisfação de professores, alunos e pais, mas também por seus resultados acadêmicos.

Para saber mais, acesse o site http://colegiointegral.com.br/ ou entre em contato pelo telefone (41) 3027-2744.




Website: http://colegiointegral.com.br/

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade