Publicidade

Estado de Minas

Entenda como funciona o sistema Cadastro Único

O Cadastro Único, hoje em dia, além de abrigar os dados de muitas famílias brasileiras, tem facilitado o processo de cadastramento nos programas sociais.


postado em 24/08/2017 18:45

(foto: Dino)
(foto: Dino)
O Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico, é um sistema de informações do Governo Federal. Esse serviço guarda as informações pessoais e de condição de vida de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.

O Cadastro Único, hoje em dia, além de abrigar os dados de muitas famílias brasileiras, tem facilitado o processo de cadastramento nos programas sociais.

Como funciona o Cadastro Único?

O CadÚnico é gerenciado pelas prefeituras, onde os agentes dos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) realizam visitas domiciliares para o cadastramento das famílias de baixa renda.

São consideradas famílias de baixa renda aquelas que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou até 3 salários mínimos de renda mensal total. Para realizar o cadastro é necessário apresentar alguns documentos pessoais, como por exemplo, o RG, CPF e certidão de estado civil.

Se a sua família se enquadra nessas categorias e vocês ainda não receberam a visita dos agentes do CRAS é possível comparecer ao mais próximo e realizar o cadastro diretamente na sede.

Qual a finalidade do Cadastro Único?

O sistema do CadÚnico tem sido uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de diversos serviços oferecidos pelo Governo Federal. Através desse cadastro o governo consegue acompanhar a situação das famílias de baixa renda e assim criar nova políticas públicas, a fim de, promover melhorias na vida dessas pessoas.

Além disso, hoje em dia, o cadastro serve como inscrição dos programas sociais do Governo Federal. É através do CadÚnico que as famílias beneficiadas são selecionadas. Por isso, é tão importante manter o cadastro sempre atualizado.

Essa atualização cadastral deve ser atualizada diretamente no CRAS sempre que ocorrer alguma mudança na família, como por exemplo, a mudança de casa ou nascimento de um filho.

Cadastro Único Bolsa Família Consulta

O Bolsa Família é um dos principais programas do Governo Federal. Basicamente, se trata de uma ajuda de custo de vida para as famílias que se enquadram na categoria de baixa renda.

Os interessados em receber o benefício devem estar cadastrados no CadÚnico. Depois do cadastro, o responsável pela família deve comparecer na prefeitura da sua cidade para registrar interesse em participar do programa.

A seleção de novas famílias é realizada mensalmente através desse sistema e o benefício do Bolsa Família é concedido todos os meses. É importante, mesmo que não tenha ocorrido nenhuma mudança, que o cadastro seja atualizado a cada 2 anos.

Website: http://programadogoverno.org

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade