Publicidade

Estado de Minas

Estudo afirma que agropecuária e indústria irão liderar retomada da economia


postado em 17/08/2017 13:00

Após a intensa recessão de 2016, especialistas indicam que este ano pode acontecer uma mudança no cenário. A agropecuária e também a indústria prometem liderar a retomada na economia no País. O crescimento se deve a uma supersafra, além da volta do consumo e também de um período de exportações em alta.

Os dados que revelam essa previsão foram disponibilizados pelo setor privado e reunidos pelo Banco Central. Eles integram um boletim divulgado ao público às segundas-feiras. A seguir, confira mais informações a respeito da pesquisa:

Setor Agropecuário e Indústria

Apesar de ter caído 6,6% em 2016, a expectativa é que, neste ano, o PIB agropecuário cresça 4,32% neste ano. Já a indústria, que apresentou uma queda de 3,8%, irá avançar cerca de 3%.

A pesquisa ainda afirma que o setor de serviços ? anteriormente registrando uma queda de 2,7%, irá voltar a crescer em 2017 e deve avançar 0,02%.
Por conta desses números, especialistas projetam para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2017 é uma recuperação do crescimento. De acordo com profissionais especializados em economia, o País tende a crescer aproximadamente 0,48% neste ano.

A vantagem é que isso representa, de acordo com o governo, mais investimentos, renda e empregos para a toda a população.

Safra e emprego na indústria

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, o esperado é que, no campo, aconteça uma safra de grãos recorde, com 222,9 milhões de toneladas ? um aumento de 19,5% frente da safra anterior. Com esse volume, será preciso mais trabalhadores e as vendas internas e externas também devem aumentar.

Na indústria, a expectativa de melhora do consumo já levou a aumento das contratações nas fábricas. Em janeiro, por exemplo, de dez ramos industriais, 12 criaram novos postos de trabalho ? foram 17,5 mil vagas a mais em um dos setores que mais sofreu com a crise que durou até o ano passado.

Além disso, vale ressaltar que o otimismo dos brasileiros em relação à economia em 2017 aumentou. Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pelo Instituto Ipsos mostra que um entre três brasileiros acredita que as condições da economia vão melhorar nos próximos seis meses.

De acordo com a Agência Brasil, no levantamento anterior, apenas um entre cada cinco consumidores se mostrava otimista, o que significa que houve avanço de 13 pontos percentuais nas perspectivas para este ano. Os que acreditam que o cenário vai piorar neste semestre representam 29%, com recuo de 9 pontos percentuais ante a mostra anterior.

Nesse contexto, empresários do setor industrial devem estar atentos em aspectos que podem influenciar em suas produções. Os investimentos realizados com equipamentos e mão de obra, por exemplo, devem ser baseados em excelentes pesquisas de mercado.

A TOP Componentes é uma companhia que oferece os mais diversos equipamentos utilizados no ramo, como o acoplamento magnético, o atuador elétrico e também buchas e esteiras transportadoras.

No geral, o acoplamento magnético é muito útil quando se deseja transmitir força e ao mesmo tempo evitar o atrito entre peças, que podem se desgastar e levar a quebras.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade