Publicidade

Estado de Minas

A que se atentar ao escolher um coach? Especialista destaca aspectos a serem levados em consideração

É papel do coach entender a sua situação e apoiar nas melhores estratégias para chegar aos seus objetivos - Bruno Cunha


postado em 02/08/2017 11:15

(foto: Dino)
(foto: Dino)
Grande tendência dos últimos anos no Brasil, coaching é uma técnica na qual um profissional qualificado para esse serviço e para área específica de atuação faz um acompanhamento minucioso de suas atividades para ajudá-lo a obter um certo resultado. Esportivo, profissional, carreira, executivo, vida, relacionamento, saúde etc. Não faltam opções de coaching para atender às necessidades do dia a dia.

No entanto, é preciso escolher com cuidado o seu coach. A primeira coisa, obviamente, é escapar de pessoas de má fé e que não são realmente qualificadas para oferecer esse tipo de serviço. É fundamental, antes de mais nada, conferir a sua formação, área de atuação, cursos realizados, e as experiências anteriores com outros coachees (quem recebe a orientação do coach).

É preciso lembrar também que coaching é uma via de mão dupla. "É papel do coach entender a sua situação e apoiar nas melhores estratégias para chegar aos seus objetivos. Mas, para que isso dê certo, é necessário que o cliente coopere e tenha confiança de que o profissional está no caminho correto", afirma Bruno Cunha, Headhunter & Coach de Carreira da Pontus Consultoria em RH .

Para ajudar nessa tarefa, Bruno Cunha apontou os principais itens que você deve se atentar na hora de escolher o seu coach. Confira:

Qualificação e expertise do coach?

Não faltam opções de coaching para atender às necessidades cotidianas. Frente à tamanha oferta, no entanto, pode parecer um pouco difícil identificar um coach qualificado e saber se o profissional realmente tem as competências que são necessárias para a realização dessa atividade.

"Imagine que você venha do mundo corporativo e o seu Coach nunca viveu este mercado. Imagine que sua qualificação é bastante robusta e o seu Coach tem apenas nível de graduação. Além de uma formação adequada, um bom coach precisa ter experiência comprovada na área que você deseja", explica Bruno Cunha. É fundamental checar sempre se o profissional escolhido realmente tem as certificações necessárias para realizar o trabalho de coach.

Além da formação em si: a confiabilidade do serviço prestado. Como a técnica ainda é bastante nova no Brasil e muitas pessoas não conhecem muito bem seu funcionamento, não são raros os casos em que o serviço de coach acaba descaracterizado e assume ares diversos, menos o de coach.

O coach não é um guru ou um guia que irá acompanhar e orientar as pessoas pelos caminhos que estão sendo oferecidos. A ideia por trás do coaching é a de que alguém que conhece uma certa área irá mostrar aos seus clientes a melhor forma de conseguir os resultados que precisam. Um coach de emagrecimento, por exemplo, irá monitorar os hábitos alimentares e a rotina de exercícios que precisa ser feita; um coach de carreira, por sua vez, irá mostrar as formas de capacitação, mercado de trabalho e de iniciativas que precisam ser assumidas para que o sucesso profissional seja alcançado.

Qual o target do coach?

Todo coaching gira em torno de um target, ou seja, de um objetivo principal que está sendo buscado. Cada profissional, no entanto, trata isso de uma forma. Enquanto alguns preferem um processo gradual e de desenvolvimento no ritmo de cada indivíduo, outros assumem uma postura mais incisiva e trabalham dentro de seus próprios padrões.

Existem diversos tipos de organizações e associações que oferecem suporte aos profissionais do coaching. Cheque com antecedência se o profissional escolhido pertence a alguma delas e aproveite para ver a quantidade de tempo que ele exerce os serviços.

Todas as formas de abordagem são válidas, mas tudo depende dos seus objetivos. Precisa voltar para o mercado de trabalho e está em busca de recolocação/outplacement com mais rapidez? Aposte em perspectivas mais fortes. Quer mudar seu emprego com o tempo e encontrar uma nova carreira? Preze pela valorização do autoconhecimento e, portanto, escolha um profissional que aguce isso em você. Quer aumentar a sua empregabilidade no mercado de trabalho? Aprofunde a visão sobre sua área profissional e ganhe competitividade.

Como ele trata metas e objetivos?

É preciso que o coach saiba separar bem metas, objetivos e ideias. Metas são formas de marcar o rendimento dos trabalhos e são opções possíveis de serem realizadas, que não dependem de outros fatores: suas metas para o próximo semestre serão, por exemplo, fazer um curso e aprimorar um idioma. O objetivo é conseguir impulsionar a carreira e conseguir uma promoção. O ideal é conseguir percorrer todos os estágios profissionais até chegar ao topo.

Se um coach começa a abordagem prometendo a realização de objetivos e ideias, desconfie. Não é possível fazer essa garantir e tampouco estimar algo que não depende só de vocês. Se você pesa 100 kg e quer emagrecer 30 kg, o coach não pode garantir isso. Pode ser que o processo não funcione mais após a perda de 15 kg ou que o necessário para isso seja extremo. O coach precisa ser honesto o suficiente para informar o que pode ou não ser executado ? e não promessas.

Como é processo de acompanhamento?

Os planos de trabalho de um coach variam bastante. Podem ser feitos durante encontros semanais ou quinzenais, por exemplo. Outros planos podem incluir uma reunião mensal e um acompanhamento mais próximo das atividades realizadas. Para escolher o coach mais adequado, é preciso empatia e considerar o próprio esquema de trabalho.

Para quem gosta de procrastinar e não trabalha bem sem prazo, vale a pena um acompanhamento mais intenso e que preveja a cobrança de atividades e resultados. Agora, para quem se sente acuado e contraproducente em casos de pressão maior, optar por alguém cuja metodologia valorize a sua independência e confiança pode ser mais produtivo. O que vale, nesse caso, é certificar-se de quem realizar o acompanhamento vai ao encontro das necessidades do cliente e oferece tudo o que é preciso para que se consiga bons resultados.

Saiba mais

A Pontus Consultoria em RH oferece serviços com foco em outplacement, coach de carreira, recrutamento e seleção, headhunter e outros serviços. Para conhecer mais desse segmento e tudo o que a empresa oferece para seus clientes, acesse: www.pontus.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade